Google Webmaster Tools: Conheça mais sobre [ATUALIZADO]

2/2/2018

Google Webmaster Tools: Conheça mais sobre [ATUALIZADO]

Conheça tudo de Webmaster Tools, ferramenta do Google para a otimização de sites

O Google desenvolveu a Webmaster Tools ou Search Console, ferramenta para verificar e apontar soluções para que o seu site alcance melhores resultados nas buscas. A estratégia adapta a sua plataforma aos interesses do Google, otimizando-a de acordo com as métricas utilizadas pela líder nos sites de busca da Internet. Isso significa que o Google vai fazer o seu website ser encontrado com maior facilidade em resultados de pesquisa, podendo chegar ao topo da página em pouco tempo!

Webmaster Tools funciona através de relatórios que analisam e exibem erros que o Google encontra em seu site ou em seu aplicativo. A ferramenta pode usar estes dados gerados, para ver qual o produto mais popular oferecido no seu site e concentrar-se nele para aumentar o tráfego. Ela também pode verificar os erros no site e enviar alertas por e-mail, bem como analisar o site e propor melhorias para que seja mais visualizado e encontrado nas buscas.

Para utilizar o Webmaster Tools basta possuir uma conta no Google. O serviço é gratuito e após o login, você cadastra seu site ou aplicativo a ser otimizado. A partir daí, serão gerados relatórios com a visão do Google sobre suas páginas ou produtos.

Webmaster Tools | Tudo Sobre Relatório de Search Analytics

Um dos relatórios gerados pelo Webmaster Tools é o de Search Analytics, nele são apresentadas o número de vezes seu website aparece nos resultados da pesquisa do Google. Com isso, é possível ter uma ideia do quanto é preciso avançar, usando o resultado para melhorar o desempenho da pesquisa do seu website.

O relatório dá a possibilidade de ver e entender como seu tráfego de pesquisa muda ao longo do tempo, de onde ele vem e quais consultas de pesquisa estão mais propensas a exibir seu produto. Também é possível ver em quais dispositivos as consultas são feitas (smartphones, notebooks, etc), informação para melhorar sua segmentação de dispositivos móveis, quais páginas têm as taxas de clique mais altas e as mais baixas, a partir dos resultados da pesquisa do Google.

A exibição padrão do relatório mostra a contagem de cliques no site realizadas a partir de pesquisas do Google das últimas quatro semanas. As métricas podem ser visualizadas por: cliques de uma página, impressões ou o número de links que o usuário visualizou para o seu site, CTR (taxa de cliques que representa a contagem de cliques dividida pela contagem de impressões) e a posição média do resultado.

A interface do Webmaster Tools é bem acessível. Nesta etapa, é possível agrupar dados por características, filtrar dados, adicionar e excluir  filtros, entre outros.

Webmaster Tools | Tudo Sobre Erros de Rastreamento

Google Webmaster tools

O relatório de Erros de Rastreamento para websites do Google Webmaster Tools, fornece detalhes sobre os URLs do site que o Google não pôde rastrear ou que retornaram com um código do erro HTTP. Ele possui erros do site (mostra os principais problemas dos últimos 90 dias que impediram o Googlebot de acessar todo o seu website) e erros de URL (os erros específicos que o Google encontrou ao tentar rastrear páginas exclusivas para computadores, smartphones ou aplicativos Android).

O Googlebot é o robô ou indexador do Google usado para detectar e examinar sites automaticamente seguindo links de uma página a outra. O relatório de status do rastreamento também funciona para aplicativos. A página de destino do relatório de status do rastreamento tem um gráfico que mostra o número total de erros de rastreamento e o número de páginas do aplicativo indexadas ao longo do tempo, além de uma tabela que lista os erros por tipo.

Há três tipos de erros mais comuns: DNS, Conectividade do servidor e Busca de robots.txt. Caso seu site apresente uma taxa de erro de 100% em qualquer uma das três categorias, ele provavelmente está inativo ou mal configurado de algum modo. É uma boa hora para revisar suas configurações.

Webmaster Tools | Tudo Sobre Como o Google recebe o conteúdo

Google Webmaster tools

Outra ferramenta possível no Webmater Tools do Google, é perceber como a empresa está recebendo o conteúdo do seu website ou aplicativo. Os processos pelos quais o Google recupera esse conteúdo, rastreamento e renderização, são automáticos e requerem pouco ou nenhum esforço da sua parte.

O rastreamento é um processo executado pelo Google que reúne conteúdo público da Web para os resultados da Pesquisa Google. Para o processo de rastreamento, o Google utiliza um software especializado chamado de rastreador da Web, que encontra e recupera os sites automaticamente.

A renderização é outro processo que o Google usa para entender a aparência das suas páginas e como elas se comportam com os usuários em vários navegadores e dispositivos. Semelhante à forma como um navegador exibe uma página da Web, o Google recupera seu URL e executa o arquivo de código para essa página (geralmente HTML e JavaScript). O Google então rastreia todos os recursos aos quais o arquivo de código principal se refere (geralmente arquivos de imagens, de planilhas de estilo e outros arquivos JavaScript), depois, retrata o visual da página e compreende melhor o conteúdo.

Webmaster Tools | Tudo Sobre Fetch as Google

Google Webmaster tools

A ferramenta Fetch as Google faz parte da análise de conteúdo do Google e permite que você teste a forma como o buscador rastreia ou renderiza um URL no seu site. A ferramenta simula a execução de um rastreamento e de uma renderização exatamente como no processo de rastreamento e renderização normal, além de ser útil para depurar problemas de rastreamento no site.

Além destes relatórios, a Webmaster Tools do Google possui ainda outros recursos para otimizar o seu website ou aplicativo:

Ferramentas do Webmaster Tools - Ferramenta de teste de dados estruturados:

verifique se o Google consegue analisar corretamente sua marcação de dados estruturados e exibi-la nos resultados de pesquisa.

Ferramentas do Webmaster Tools - Assistente de marcação de dados estruturados:

ferramenta para adicionar a marcação de dados estruturados ao HTML.

Ferramentas do Webmaster Tools - Email Markup Tester:

valide os conteúdos de dados estruturados de um e-mail em HTML usando o Email Markup Tester.

Ferramentas do Webmaster Tools - Google Meu Negócio:

garanta a melhor identidade visual de sua empresa na Pesquisa Google, no Google Maps e no Google+ sem pagar nada por isso.

Ferramentas do Webmaster Tools - Google Merchant Center:

envie os dados de seu produto para o Google e disponibilize-o para o Google Product Search e outros serviços do Google.

Ferramentas do Webmaster Tools - PageSpeed Insights:

torne suas páginas da Web rápidas em todos os dispositivos.

Ferramentas do Webmaster Tools - Pesquisa personalizada:

crie uma experiência de pesquisa personalizada para seu próprio website.

Ferramentas do Webmaster Tools - Domínios do Google:

encontre um nome de domínio e crie um website com a ferramenta.

Ferramentas do Webmaster Tools - Academia de Webmasters:

aprenda a criar um website incrível que ofereça conteúdo importante e fácil de ser encontrado na Pesquisa Google.

Atualização: Search Console Webmaster Tools, o que mudou?

De acordo com o próprio buscador: "Reformulamos nosso produto para ajudar você a se concentrar em tarefas específicas do seu site, como monitorar o tráfego e facilitar o rastreamento dele pelo Google." Vamos destacar as principais mudanças no Search Console e informações novas sobre os relatórios de análise.

Aproveite para ver esse vídeo que faz uma comparação entre as duas versões (em inglês):

A nova Search Console oferece uma visualização detalhada. Dessa forma, ao acessar uma propriedade é possível visualizar rapidamente dados sobre o desempenho do site, o que fornece aos proprietários dos sites recursos importantes, como: Desempenho Cobertura de índice e taxa de sucesso de aprimoramento, fornecendo um gráfico e paineis com interface de usuário mais amigável.

Overview

nova search console

O novo relatório de desempenho da Search Console apresenta a data anterior na seção de análise com total de impressões, total de cliques, CTR médio e posição média. Além disso, a nova Search Console do Google também adicionou mais recursos para aprofundar com guias como: Consultas, Página, Países, Dispositivos, Experiência de pesquisa e muito mais para filtrar com consultas específicas em uma página e versão móvel e muito mais novos recursos com pesquisa de imagens e pesquisa ampla do YouTube com países.

Inspeção de URL

nova search console

Inspecionar URL é um dos recursos mais poderosos da nova Search Console, inspecionando uma URL que fornece o status do atualizado diretamente do índice do Google e fornece muitas informações úteis para melhorar questões relacionadas a uma página da Web e inspecionar URLs ferramenta informa se a URL está indexado ou não, qual a sua versão canônica, seja ele canônico declarado pelo usuário ou Google declarado canônico. Também é possível analisar melhorias a serem feitas em qualquer URL e benefícios com a versão AMP e sua versão AMP estiver indexada ou não e mais.

Index Coverage

A cobertura do índice será baseada nos Sitemaps fornecidos pelo proprietário do site dentro da propriedade específica e todos as páginas indexadas serão rastreados e indexados somente a partir desta seção. A seção de cobertura no novo Search Console do Google analisará as URL do Sitemap e trará erros como:

1 - Erros

2- Válido com Avisos

3 - URLs válidos

4- URLs excluídas no novo console de pesquisa

Se o Google Bot enfrentar algum problema ou algum erro relacionado ao acesso as URLs, eles serão relatados aqui e endereçados aos webmasters para corrigir os erros com links de documentação do Google, mencionando o status do URL seguido pelo tipo de erro e quantos URLs estão enfrentando problema para solucionar o erro e validá-los como correção e também baixar um relatório.

Sitemap

sitemap nova search console

É por aqui que os Sitemaps devem ser enviados na nova Search Console, incluindo todos os Sitemaps necessários listados aqui, dessa forma o Google vê sitemaps e obtém URLs para indexá-los. Nesta seção de Sitemaps, você pode ver a contagem de URLs enviados, os URLs de sitemaps descobertos, a última leitura e o tipo de sitemap enviado.

Desempenho

Questões que precisam ser aprimoradas de seu website e a presença de seu website em dispositivos móveis, fornecendo a você as informações sobre usabilidade em dispositivos móveis e páginas AMP.

AMP - Accelerated Mobile Pages (presente nas duas versões)

Sempre que tiver oportunidade de aumentar a velocidade da página com poucos passos, faça. As páginas com otimizadas para dispositivos são ótimas oportunidades em SEO, o benefício é te apresentar com prioridade nos resultados de pesquisa para mobile.

Quando você estiver pronto para verificar se há erros na marcação de AMP, o relatório de AMP no Google Search Console é seu melhor amigo. Você pode encontrar o relatório de AMP na versão antiga e na nova do Google Search Console.

Quais relatórios posso criar com o Desempenho de pesquisa no Google Search Console?

Um histórico com dados de 16 meses é uma excelente maneira de obter uma visão geral rápida do desempenho do seu site e conteúdo nas SERPs, e avaliar seu desempenhos nos últimos meses. Se você quiser controlar as informações em planilhas, faça o download dessa extensão do Google Chrome. 😉

Agora você sabe por que o Google Search Console é uma ferramenta essencial para profissionais de SEO!

Mas o que podemos esperar das próximas atualizações? Com base nas alterações que acompanhamos no Google Search Console podemos esperar mais:

  • Organização mais limpa com foco em dispositivos móveis
  • Novos relatórios de cobertura de índice para fornecer mais informações sobre erros de sites
  • Melhor sistema de notificação para novos problemas detectados

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 Até a próxima!

Autor

Mônica De Paula

Alpinista de SERP, profissional em posicionamento digital e estratégias online.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brmonicadepaula@webpeak.com.br

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