Marketing

O que os influencers do BBB 20 ensinam sobre Marketing Digital

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Todo começo de ano (re)surge a polêmica Big Brother Brasil (BBB) entre amigos, familiares, internet. Você pode até odiar esse programa, mas não deve ignorar o fato que ele está na vida dos brasileiros durante 3 (três!!!) meses completos. 

À depender do nicho do seu negócio, o seu público-alvo pode estar totalmente imerso ao BBB 20 e ansioso para se impactar com alguma novidade. 

  1. Por que não utilizar esse período para aplicar um bom Marketing Digital em seu negócio? 
  2. Como você pode utilizar esses meses de reality show para fazer dinheiro? 
  3. Como os influencers confinados no BBB 20 dão lição de Marketing Digital?

São questões que vão ser solucionados ao longo deste conteúdo. E melhor: com experiência comprovada. 

Vamos lá!

Leia também: Performance em SEO: Como ganhar tempo ao unir SEO + Conversão

Influencers no BBB (Big Brother Brasil)

São 18 anos no ar, repercutindo inúmeros polêmicas. Porém, depois de tanto tempo seguindo a mesma fórmula, o Big Brother Brasil conseguiu inovar em sua 20ª edição. 

Toda a mecanicidade de um reality show que está no ar há tanto tempo, foi sujeito de polêmica em torno da chegada ao fim, ou não, do programa. Só que a produção buscou recursos no digital e deu vida nova ao antigo formato do BBB ao convidar personalidades da internet para participar ao lado de anônimos. 

A ideia trouxe não somente a renovação da audiência do programa, mas também grandes aprendizagens de marketing para o mercado.

Isso porque, ao invés dos anunciadores que apostam em provas patrocinadas, quem está dando um show de estratégia de negócio são os próprios participantes.

De rebranding a fórmula de lançamento, os influencers confinados no BBB 20 encontraram maneiras de continuar ganhando dinheiro, influência e até dar uma guinada na carreira apesar da ausência de convívio social externo e virtual, como vamos abordar nesse artigo!

Algumas influenciadoras já mostraram o poder do espírito empreendedor nos primeiros dias. E assim como o programa segue (e tem muito o que seguir), elas mostram cada vez mais o poder do marketing digital (agora somado à TV, importante meio de comunicação de massa).  

Rafa Kalimann 

A digital influencer Rafa Kalimann  já tinha seu milhão de seguidores no Instagram antes de entrar no Big Brother Brasil. Na primeira semana da temporada, ela ficou nos trending topics do Twitter por ter se envolvido em uma discussão com Boca Rosa (ela é a próxima da lista de influenciadores que ensinam sobre estratégias de Marketing Digital), ou seja, a pessoa com mais seguidores no Instagram, até então, confinada na casa. 

Bom, a lição de marketing digital de Rafa Kalimann ocorreu essa semana. No dia da eliminação do BBB (11), a participante chamou a atenção não somente pelo seu discurso dado no programa, mas também pela produção para participar do programa ao vivo. Bastou a influencer aparecer para surgirem comentários nas redes sociais a respeito da sua maquiagem, mais especificamente sobre o batom que estava usando.

O que os influencers do BBB 20 mostram sobre Marketing Digital

Logo após essa movimentação, a equipe responsável pela comunicação da modelo se manifestou através das redes sociais, explicando que tanto o batom quanto o delineador escolhidos pela participante pertenciam à determinada marca. O que aconteceu depois foi que, e-commerces de maquiagem aproveitaram-se dessa brecha para vender produtos semelhantes ao utilizado por Rafa.

O que os influencers do BBB 20 mostram sobre Marketing Digital

Sobre a marca utilizada por ela, a movimentação foi tanta que o site da marca saiu do ar por estar sobrecarregado poucos minutos depois.

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Bianca Andrade (Boca Rosa Beauty)

Bianca Andrade, também conhecida por Boca Rosa, nome de sua linha de maquiagem, que agora possui quase 1 mi de seguidores no Instagram, está dando lições desde os primeiros dias. 

Bianca destacou-se por ser um grande nome do segmento de maquiagem, afinal, antes do programa o número de seus seguidores já alcançava o patamar dos milhões. Justificou a participação dizendo querer ser reconhecida nacionalmente, indo além do mundo online.

A empreendedora já escolheu uma combinação de roupa para aparecer na TV e conversar com o apresentador Tiago Leifert. Em seu Instagram, em sincronia com o início do programa ao vivo, a equipe da digital influencer postou simultaneamente uma série de três fotos previamente produzidas da empresária usando a mesma combinação.

O que os influencers do BBB 20 mostram sobre Marketing Digital
Boca Rosa utilizando a combinação de roupa no programa em sincronia com o início do BBB, foto postada em seu perfil do Instagram

Ou seja, a lição aqui é sobre programar-se. A gênia deixou conteúdo pronto para suas redes sociais. Afinal, suas redes sociais são monetizadas e o dinheiro não para. Além disso, a blogueira utiliza as maquiagens de sua linha no programa, e teve seus produtos esgotados em diversos e-commerces ao aparecer chorando em um episódio do reality show e continuar com a maquiagem intacta.

O que os influencers do BBB 20 mostram sobre Marketing Digital


Who the fuck is Manu Gavassi

Apesar de Manu Gavassi ter entrado no programa com menos força que Boca Rosa. A mulher conhecida por ‘’fada sensata’’ no Twitter, é cantora, atriz, roteirista, diretora e digital influencer. Talvez fosse mais conhecida do público teen, que acompanhou sua trajetória iniciada em 2009.

O que os influencers do BBB 20 mostram sobre Marketing Digital

Manu Gavassi ousou e muito. Para se promover enquanto participa do BBB, no dia da estreia do programa, ela simultaneamente estreou o projeto “Who the fuck is Manu Gavassi” em seu Instagram por meio da ferramenta IGTV. Diariamente a equipe de Manu solta vídeos curtos, porém com roteiros engraçados, em que a gênia aborda que sua participação no BBB funciona como uma espécie de retiro espiritual. 

Outro momento interessante ocorreu no dia do primeiro paredão da temporada, horas antes de o programa começar ao vivo, Manu lançou no YouTube o clipe da música “Áudio de desculpa“, em que até o momento, 3 mi de visualizações na plataforma..

O marketing estratégico de Manu Gavassi, conta com celebridades como Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank em sua torcida. 

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Esperamos que tenha gostado dessas dicas de marketing digital

Até a próxima!

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