NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

O que você pode aprender com os concorrentes? Nós te contamos

16/7/2019

O que você pode aprender com os concorrentes? Nós te contamos

Olá, pessoal!

Como vão as vendas?

Hoje vamos falar de concorrência. Por vezes ficamos presos pensando em nossos próprios negócios e em como conseguir ter uma ideia mirabolante para conseguir aumentar as vendas ou os acessos, mas o segredo pode estar no quintal do vizinho. 

Afinal, o que meus concorrentes têm que eu não tenho? Por que meus concorrentes conseguem mais tráfego e vendas do que eu?

Bem, essas perguntas são angustiantes e podem desestimular quem está chegando agora no mundo dos negócios online, mas é preciso usá-las em favor de seu negócio.

É possível extrair da concorrência o suprassumo para alcançar mais sucesso!

Vou te mostrar como usar a Ferramenta de SEO da WebPeak para conseguir chegar lá. É possível e é muito mais fácil do que você imagina. 

Vamos lá!

O que você pode aprender com os concorrentes?

concorrência, aprender com os concorrentes

Na Internet, assim como na natureza, nada se cria, tudo se copia. Essa regra é válida e deve ser aproveitada, porém, é preciso cuidado.

Analisar os concorrentes pode render muitos benefícios para o seu site e para sua maneira de pensar seus negócios. Quando o assunto é SEO, a análise concorrencial é ainda mais fundamental.

Os concorrentes certamente, assim como você, querem ter um site muito acessado, que bombe em vendas, por isso, também estão atentos às novidades em marketing digital e tendências de e-commerce.

É possível conseguir excelentes insights para user experience - experiência do usuário - e fazer com que quem acessa seu site sinta segurança para comprar e tenha uma excelente experiência de compra, que pode gerar recomendações e ainda mais receita para você.

Eles fornecem um material muito vasto para que você trabalhe a criatividade, como banners e imagens de produtos que sejam mais atrativas aos olhos dos usuários, além de ideias para disposição de botões, menus e muito mais. 

Mais tecnicamente falando, os concorrentes são uma excelente fonte de palavras-chave e domínios de backlinks para você. Mas é claro que essas informações não são tão claras quanto as que mencionei anteriormente, para localizá-las, é preciso usar as ferramentas certas, como as da WebPeak.

Vou te mostrar como usar a WebPeak para aprender com os concorrentes. Acompanhe!

Usando a WebPeak para Aprender Com Os Concorrentes

Se você chegou até a WebPeak procurando por um diagnóstico de SEO para suas páginas, tenho a felicidade de te contar que nossas ferramentas vão muito mais além.

Além de Análise do SEO Interno de suas páginas, a WebPeak reúne Ferramentas de Growth Hacking perfeitas para quem aumentar os acessos e as vendas.

O que é Growth Hacking?

Ao contrário do que o nome indica e do que muitos pensam, growth hacking não é uma prática ilegal feita por hackers. 

O “hacking” é na verdade o processo de procura por “brechas” e “atalhos” para que aconteça o growth - ou seja, o crescimento - em seu negócio. Isso tudo a partir da observação de práticas do mercado e da concorrência.

Esses atalhos podem facilitar o crescimento de seu site visto que, segundo sua observação, já vêm trazendo resultados positivos para a concorrência.

Analisando Concorrentes com a WebPeak: Espião de URL

Qualquer pessoa que tenha um negócio online deve estar atenta ao grande segredo para aumentar a quantidade de acessos recebidos através de buscadores: as palavras-chave.

As palavras-chave são tão importantes por quê, uma vez indexadas para o seu domínio, permitem que seu site apareça como resultado de pesquisa. 

Para tal, é preciso trabalhá-las ao longo das páginas, marcando corretamente títulos e subtítulos, preenchendo as meta tags title e description, além do atributo ALT das imagens.

Isso e muito mais você pode conferir no conteúdo SEO para Iniciantes

Descobrir novas palavras-chave apenas pensando em variações para as que você já trabalha em seu site pode ser difícil. Às vezes a criatividade se esgota e por vezes as Ferramentas de Pesquisa de Palavras-Chave não trazem novidades.

É para isso que a WebPeak traz a Ferramenta Espião de URL!

Ela é capaz de te mostrar as principais palavras-chave usadas pelos concorrentes, mostrando o volume de buscas mensais e tendência de buscas, a competitividade e até o CPC das mesmas, caso você também trabalhe na plataforma de anúncios pagos Google Ads.

Usá-la é muito simples, basta inserir a URL do concorrente e clicar em “Pesquisar”.

Os resultados vêm em segundos!

aprender com os concorrentes

Filtre os resultados por volume de buscas ou pela competitividade e salve as palavras-chave com maior oportunidade (maior volume de buscas e menor competitividade) em sua Cesta de Palavras-Chave para usá-las quando preferir em suas otimizações internas.

Legal, não é?

Dica: Não se esqueça de que também não há milagres em relação às palavras-chave: para ter boas posições é preciso ter muitas páginas que se relacionem minimamente com os termos escolhidos. 

O Google sempre leva em consideração o contexto do site em relação à palavra-chave indexada para calcular seu posicionamento, então pense sempre no quanto essa palavra-chave se encaixa com o conteúdo total de seu site, blog, ou loja virtual.

Analisando Concorrentes com a WebPeak: Espião de Backlinks

Outro ponto trivial de SEO são os já conhecidos backlinks. Eles são links externos ao site, fundamentais para conseguir melhorar a reputação e autoridade de domínio, aumentando a relevância do seu site em relação aos buscadores.

Conseguir backlinks whitehat (benéficos a seu site) em domínios que se relacionem com o que você oferece em termos de produto ou conteúdo pode ser um grande desafio, mas fica mais fácil com essa ferramenta da WebPeak.

O Espião de Backlinks da WebPeak te mostra exatamente onde estão os links da concorrência, para que você possa disputar por espaço ali também.

Muitos domínios que linkam concorrentes não se importariam de linkar você também. O preço desse link depende da negociação que vocês fizerem, porém, saber onde há links de qualidade para a concorrência já é uma mão na roda, não acha?


aprender com os concorrentes


A Ferramenta trará os links dos concorrentes cadastrados, métricas de qualidade de domínio como o Domain Trust Flow além do text link de cada um dos backlinks.

Encontre os maiores números nas métricas de qualidade de domínio e entre em contato com esses portais. O segredo para o ganho de posições pode estar em backlinks de qualidade! Use e abuse dessa estratégia!

Analisando Concorrentes com a WebPeak: Facebook Insights

A última ferramenta para espionar a concorrência da qual falarei hoje é o Facebook Insights, que também compõe o conjunto de ferramentas da WebPeak.

Essa ferramenta de growth hacking é fundamental para quem faz divulgação em redes sociais! A esta altura do campeonato eu imagino que você já o faça, certo? Se não, comece para ontem!

O Facebook Insights permite que você saiba quais são as postagens mais curtidas dos concorrentes nos últimos dias, quantos links e engajamentos receberam e muito mais.

Bem, como aprendizado, o mais legal é saber quais os assuntos que mais engajaram os seguidores das páginas dos concorrentes nos últimos dias para publicar um conteúdo semelhante e também engajar sua base leitora. 

A ideia é gerar compartilhamentos! Publicar conteúdos interessantes nas redes sociais pode aproximar muitas pessoas do seu negócio e pode ser uma ferramenta gratuita para aumentar os acessos e as vendas.

Configure a Ferramenta Facebook Insights e descubra os segredos dos concorrentes na rede social mais usada do mundo! Ela está no menu principal da WebPeak como mostra a imagem abaixo: 

aprender com os concorrentes


Saiba mais sobre Facebook Insights neste conteúdo especial!

A WebPeak é perfeita para aprender com os concorrentes!

concorrência, aprender com os concorrentes

Pessoal, espero que essas dicas tenham sido úteis para você e tenham te convencido de uma vez por todas de que a WebPeak é a Melhor Ferramenta de SEO do Mercado quando o assunto é o conjunto da obra: tem de tudo aqui dentro!

Se você ainda não é assinante, fique tranquilo, ainda dá tempo de entrar de cabeça no mundo do SEO. Conheça nossos planos!

É muito importante olhar para a concorrência para conseguir novas ideias e trazer novos ares para o seu negócio, então use e abuse dessas dicas e bote em prática tudo o que aprendeu. 

Se precisar de ajuda, saiba que estamos sempre aqui.

Continue acompanhando nossas postagens e fique de olho em nossas novidades.

Até a próxima (:

Autor

Gabriel Heitzmann

Viciado em tecnologia e em café. Falo pelos cotovelos.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak