Otimizar SEO para busca por voz

28/11/2018

Otimizar SEO para busca por voz

Será que o seu site está otimizado para a busca por voz?

Ao permitir que os usuários pesquisem na Internet usando a fala ao invés da escrita, essa ferramenta mudou completamente as estratégias de SEO.

Descubra se você está preparado para as novidades ou se tem que correr atrás!

O que as pessoas pesquisam usando a busca por voz?

A busca por voz pode ser usada tanto no desktop quanto em dispositivos móveis. Às vezes, sua ativação depende de um comando específico, como “Ok, Google!”. Em outros casos, basta clicar no ícone de microfone no seu navegador.

A inteligência artificial e o machine learning revolucionaram a busca por voz. Para você ter uma ideia, só no ano passado o Google elevou sua taxa de precisão para 95% no idioma inglês. Além disso, o Google também é capaz de entender as nuances de uma conversa. Em 2018, Sundar Pichai, atual CEO da empresa, mostrou as melhorias da ferramenta em uma apresentação super divertida.

otimizar seo para busca por voz

Esse tipo de avanço impulsiona significativamente o uso dos comandos de voz. Segundo dados do Google, os adultos usam a busca por voz para:

  • Procurar um endereço (40%);
  • Ditar mensagens de texto (39%);
  • Para ligar para alguém (31%);
  • Para checar a hora (11%);
  • Para tocar uma música (11%);
  • Para descobrir o horário de sessões de cinema (9%).

Já os adolescentes usam a busca por voz para:

  • Ligar para alguém (43%);
  • Procurar um endereço (38%);
  • Conseguir ajuda com a lição de casa (31%);
  • Tocar uma música (30%);
  • Descobrir o horário de sessões de cinema (20%);
  • Checar a hora (13%).

Por que a busca por voz é popular?

As pessoas querem respostas às suas perguntas o mais rápido possível, mas a busca por voz vai além da conveniência.

Ela está mudando a maneira como o Google classifica os resultados, como pesquisamos informações e como nos relacionamos com os motores de busca em geral (Google, Yahoo e Bing).

Dados do Google Trends sugerem que o uso da busca por voz cresceu 7 vezes nos últimos oito anos.

O motivo por trás desse sucesso? A combinação de algoritmos altamente precisos com uma sofisticada tecnologia de processamento de linguagem natural. Isso gera resultados extremamente relevantes e personalizados para o usuário, características fundamentais no nosso cotidiano tão agitado.

Estratégias matadoras para otimizar SEO para busca por voz

Quando as pessoas realizam um comando de voz, elas usam termos muito diferentes daqueles que digitariam no computador.

Por isso é muito importante otimizar SEO usando técnicas específicas para a busca por voz.

1. Use palavras-chave de cauda longa

As buscas por voz são 76% mais longas que as pesquisas por texto. Mas… O que isso significa na prática?

Imagine que você está procurando por um novo smartphone. Ao realizar uma busca no computador ou no tablet, os termos digitados geralmente serão curtos e pouco claros.

Exemplo: "smartphones lançamento 2018" ou “promoção smartphone curitiba”.

No entanto, se você usar a busca por voz, o termo pesquisado provavelmente será mais longo e específico.

Exemplo: “quais são os smartphones lançados em 2018” ou “quais smartphones estão em promoção em curitiba”.

Percebeu a diferença no comprimento? Tenha isso em mente ao definir as estratégias da sua próxima campanha de SEO.

2. Invista em conteúdo local

Em comparação com a pesquisa de texto, a busca por voz é três vezes mais orientada para fins locais.

Pode ser uma consulta específica, como “restaurante vegetariano em Recife”. Ou uma consulta em busca de sugestões, como “quais são os melhores restaurantes vegetarianos em Recife”.

O Google rastreia instantaneamente a localização do usuário e mostra lugares próximos relevantes.

Para se classificar bem nos resultados de pesquisa, certifique-se de disponibilizar todas as informações que possam ser úteis para encontrar sua empresa. Endereço, número de telefone e fotos da fachada são alguns elementos básicos.

3. Crie um FAQ para o seu site

Pense nas perguntas que você frequentemente responde sobre seus negócios, produtos ou serviços.

Por exemplo, se você é um especialista em bolos de casamento, pode ser frequentemente questionado sobre:

- “Como faço para encomendar um bolo de casamento?”

- "Quanto custa um bolo de casamento?"

- “Como saber o tamanho do meu bolo de casamento?”

Você já deve ter respondido a essas perguntas milhares de vezes, mas elas são incrivelmente úteis para a busca por voz. Por quê?

Essas perguntas podem levar à identificação de palavras-chave de cauda longa na sua área de atuação. Assim, você pode otimizar seu conteúdo com respostas curtas e informativas.

4. Mantenha um tom conversacional

Formule as perguntas em primeira pessoa, como se alguém estivesse de fato falando com você. O uso do pronome “eu” faz toda a diferença entre uma palavra-chave padrão e uma palavra-chave genuinamente conversacional.

Vamos pegar o exemplo “Hotéis perto da Times Square”. Quando transformamos essa palavra-chave em uma busca por voz, ela se torna:

- “Quais são os hotéis mais próximos da Times Square em Nova York?”

- “Onde eu posso encontrar hotéis próximos a Times Square?”

- “Quais são os hotéis mais baratos perto da Times Square?”

5. Dê atenção redobrada para os dispositivos móveis

Recentemente, o Google descobriu que 20% de todas as pesquisas em dispositivos móveis são feitas por meio da busca por voz.

É provável que esses números continuem crescendo e, talvez, até dominem o mercado. Por isso, a otimização para mobile é de fundamental importância para incorporar a pesquisa por voz em sua estratégia geral.

Existem algumas dicas básicas que você precisa seguir para otimizar SEO para busca por voz adequadamente:

  • Os recursos do seu site devem ser rastreáveis. Todos eles. Sim, T-O-D-O-S.
  • Avaliações positivas sobre seus produtos ou serviços são importantes para dar credibilidade ao seu negócio e classificá-lo bem no Google.
  • Tenha um design responsivo para celular.

Se você tem dúvida sobre como fazer isso acontecer, fala com a gente! Aqui na WebPeak, nós realizamos uma auditoria técnica para mapear seu posicionamento nos motores de busca e gerar insights para alcançar o topo dos resultados.


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Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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