Plano de Marketing para Academia

4/11/2018

Plano de Marketing para Academia

Não é mais nenhuma novidade a preocupação das pessoas com sua saúde, estética e condicionamento físico. Por conta disso o mercado fitness vem crescendo significativamente nos últimos anos, já o marketing começou a correr com mais vigor agora nessa área. 

Podemos analisar que academias, no segmento vida fitness, são um dos serviços mais procurados pelo público. Por outro lado, em termos de negócio, não é tão comum ver esses empreendimentos se destacando pelo marketing.

Olhando no geral, os métodos dessas academias para atração e conversão de clientes estão um pouco paradas no tempo, a estratégia mais usada é de esperar uma pessoa interessada visitar ou ligar para a academia (para saber do preço, por exemplo), para só então fazer uma abordagem de venda.

Nessa questão ainda temos as estratégias de fidelização, para academias o negócio fica ainda mais tenso. Afinal, se as pessoas que frequentam o local não se sentirem motivadas para continuar, ou se uma nova academia abrir por perto, é sinal de que poderá perder matrículas.

A posição passiva das academias faz com que percam grandes chances de se destacarem da concorrência e, consequentemente, criar novas oportunidades de negócio.

Plano de Marketing para Academia

Comece pelo Planejamento de Marketing

Proprietários de pequenas e médias academias costumam ter pequenos problemas nessa primeira parte parte. Querer fazer marketing para academia sem planejamento é como entrar em um barco sabendo que ele vai afundar.

Então, antes de mais nada, dê mais valor ao seu planejamento. Ele deve antecipar todos os passos para executar suas estratégias de marketing para academia.

Lembrando que, a função do planejamento nada mais é do que, diminuir a margem de erros das ações e direcionar seus objetivos.

Para começar bem, destacamos alguns exemplos que podem te ajudar no início da jornada, são eles:

  • Analisar o ambiente: sempre analisar os pontos fortes e fracos da sua academia, as oportunidades e possíveis ameaças, os concorrentes e tudo que puder influenciar no funcionamento da academia;
  • Objetivos e metas: tenha sempre um objetivo um número de pessoas que deseja alcançar, quantos cadastros e quantas matrículas você pretende realizar no mês;
  • Personas: defina não apenas seu público-alvo, mas sua persona, só assim você conseguirá direcionar suas estratégias. Também não se esqueça de tomar cuidado com a linguagem usada, e fique atento aos problemas e objetivos desse público.
  • Canais: escolha os meios em que as personas serão impactadas. Como redes sociais, blogs, e-mail marketing, eventos, jornais, etc.
  • Plano de ação: as táticas e estratégias que serão utilizadas e os diferenciais delas;
  • Cronograma: prazo para a realização das ações de marketing e o cumprimento de metas e objetivos;
  • Orçamento: o quanto será gasto com cada estratégia;
  • Indicadores de desempenho: os KPIs e as métricas usadas para monitorar os resultados de suas campanhas.

Invista em um blog para sua academia

Para começar com as dicas mais práticas de marketing para academia, é bom focar em primeiro lugar, nos ambientes digitais.

De certa forma, é na internet que grande parte do público desse segmento se encontram, seja fazendo pesquisas sobre uma vida mais saudável, buscando maneiras de ter um estilo de vida ativo, procurando a opinião de especialistas, consultando as opiniões de outras pessoas, e muito mais.

Uma das estratégias mais eficazes de ser encontrado por esse público é criando um blog para a sua academia.

Conheça as Dicas de Como criar um Blog de Sucesso para seu negócio!

Acredite, um blog pode ser um grande aliado na hora de publicar conteúdos relevantes sobre o assunto, novidades e ofertas do seu empreendimento.

Aplique o Marketing de Conteúdo

Para que seu blog tenha sucesso é preciso incorporar o marketing de conteúdo em seu plano de ação. Em poucas palavras o marketing de conteúdo serve para fazer uma empresa atrair, se relacionar, converter e fidelizar clientes por meio de conteúdos relevantes e que eduquem o mercado, fazendo com que o público se engaje e, acima de tudo, resolvam os problemas dos seus consumidores.

Se formos analisar, o marketing de conteúdo poderá colocar sua academia em posição de destaque, se tornando assim uma referência na sua área. E essa posição de autoridade é muito importante para as pessoas quando tomarem uma decisão de adesão de um serviço, por exemplo.

Para exemplificar, se você detectou que suas personas têm problemas com sedentarismo e buscam maneiras de dar um start em um novo seu estilo de vida, pode criar textos com dicas de exercícios leves e caseiros.

Trabalhe seus textos de acordo com o funil de vendas do seu negócio. Comece sempre com conteúdos mais abertos no topo para atrair um público no estágio inicial de interesse, depois com materiais mais específicos no meio e, no fundo do funil, conteúdos mais voltados para a conversão de leads.

Plano de Marketing para Academia

Trabalhe o relacionamento com o Público nas Redes Sociais

Além dos blogs, não se esqueça de dar atenção as mídias sociais de uma estratégia de marketing digital. Elas são excelentes canais para se aproximar dos potenciais e atuais clientes e desenvolver um bom relacionamento com eles.

Para escolher as melhores redes sociais no marketing para academias, basta consultar os perfis de suas personas. Seus hábitos de consumo de informação poderão te ajudar nesse processo de direcionamento.

Perceba que o mercado fitness costuma gerar um maior engajamento no Instagram, Facebook, YouTube, Snapchat e outras plataformas mais visuais. Pensando nisso, invista em conteúdos de exercício, de alimentação, de séries de aparelhos; desafios de emagrecimento ou de ganho de massa muscular; vídeos de bastidores e do dia a dia da academia, etc.

Não deixe de ficar de olho nos comentários dos seguidores, nas publicações que envolvem sua academia, nas mensagens diretas que eles enviam, ou seja, faça tudo que estiver ao seu alcance para manter uma boa imagem do seu negócio.

Explore o potencial dos vídeos

Os vídeos estão com força maior na internet a cada dia que passa. Pesquisas apontam que esse formato vai abraçar cerca de 82% do tráfego global. Não é por acaso, eles são mais fáceis e rápidos de serem consumidos e compreendidos do que textos ou imagens estáticas.

O que você precisa saber sobre SEO para Youtube

Sendo assim, não deixe de criar um canal no YouTube para para explorar todos os benefícios, fazer lives no Instagram com a rotina dos treinamentos, subir vídeos no Facebook com entrevistas com profissionais de saúde ou educação física, postar vídeos curtos no Snapchat de eventos realizados pela academia, enfim, coloque sua criatividade para funcionar, movimento e voz ao seu negócio na internet.

Promova o Marketing de Indicações

A maioria das matrículas em academia estão no famoso boca a boca. Isso na verdade não é nada ruim, e você pode aproveitar a oportunidade.

Que tal iniciar programas de indicações ou referências? Para dar aquele incentivo crie prêmios para alunos, funcionários e até empresas que consigam encaminham novos clientes para a academia.

Os alunos como de costume podem ser beneficiados com descontos em mensalidades e os funcionários com uma porcentagem de comissão pela indicação e pelas mensalidades pagas.

Conclusão

Consegue entender a importância de um bom marketing para academia? Todas as estratégias mostram como as academias precisam ser mais ativas quando a intenção é atrair um novo cliente, manter um aluno ou fortalecer sua marca com a comunidade.

Sendo assim, mãos a obra! Faça seu planejamento com cuidado, conheça melhor o seu mercado e suas personas, mantenha as ações de marketing em cima do que foi planejado e monitore de perto para que tudo saia como o esperado.

Esperamos ter ajudado, para mais conteúdos como este, basta continuar nos acompanhando, e não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

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