NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Saiba como aumentar o tráfego do seu blog com o Google Imagens!

10/7/2019

Saiba como aumentar o tráfego do seu blog com o Google Imagens!

 Google Imagens para aumentar o tráfego

Se você trabalha com técnicas de SEO há algum tempo, provavelmente faz de tudo para otimizar seus conteúdos para o Google, certo? Mas você também está fazendo esse mesmo trabalho para o Google Imagens? Caso não, está mais do que na hora de começar. 

Ainda que muitas empresas e donos de site não enxerguem a importância de otimizar as imagens dos seus blogposts, a verdade é que elas podem render tanto tráfego para o site quanto as técnicas de SEO aplicadas no conteúdo textual. E com as últimas atualizações do algoritmo do buscador, investir no Google Imagens pode ser um diferencial ainda maior. 

Se você quer superar a concorrência e alcançar um público ainda maior para o site do seu negócio, continue lendo este artigo e entenda tudo o que precisa saber para transformar o Google Imagens em um canal enorme de tráfego! 

É necessário mesmo fazer SEO para Google Imagens? Confira as vantagens 

Já falamos que o Google Imagens pode transformar a quantidade de acesso do seu site, mas talvez você ainda não esteja convencido, certo? Um dado talvez ajude você a mudar de opinião: a cada 3 pesquisas no Google, 1 é feita no Google Imagens

Isso significa que não incluir em sua estratégia técnicas de otimização de SEO para imagens é o mesmo que jogar fora uma boa parcela de pesquisas que potencialmente poderiam trazer um lead qualificado para seu site. 

Ainda neste artigo, você vai entender os segredos para aplicar as técnicas de SEO em fotos. Mas, por enquanto, entenda os reais benefícios em incluir isso em sua estratégia já! 

Gera (muito) mais tráfego orgânico para seu site 

Se você ainda precisa de mais números para ser convencido de que o Google Imagens tem um público em potencial, vamos dizer uma coisa: depois das últimas atualizações no Google Imagens, muitos sites que apostaram em otimização de fotos para SEO conseguiram aumentar em quase 40% o seu tráfego orgânico!

E, sim, todo esse tráfego veio do Google Imagens. O que acontece é que poucas empresas apostam na otimização adequada das imagens do post, então é comum que você tenha pouquíssimos concorrentes no buscador de imagens em comparação com o buscador normal. Mas, claro, isso precisa ser usado com sabedoria para que você consiga um tráfego qualificado com potencial para se tornar lead. 

Imagens ajudam a gerar engajamento 

Não podemos deixar de dizer, também, que o uso de imagens por si só é fundamental e pode ajudar a gerar engajamento com seu público e fazer com que ele fique mais tempo na página (principalmente se o conteúdo for longo). 

Além disso, apostar na otimização de fotos para o Google Imagens pode ser uma ótima maneira de espalhar sua marca pela internet sem investir em anúncios, apostando apenas em tráfego orgânico

Como otimizar seu conteúdo para o Google Imagens? 

 Google Imagens

Agora, o mais importante. Como, de fato, otimizar o SEO de fotos para o Google Imagens? Algumas das dicas podem soar muito básicas, principalmente porque são recomendadas em muitos artigos sobre técnicas de SEO para blogposts, porém, poucos aplicam. 

E esse é mais um motivo para você começar a investir nessa otimização agora mesmo, aproveitando que seus concorrentes ainda não enxergaram essa mesma oportunidade. Abaixo, confira os principais passos para usar bem as imagens a favor da sua estratégia de SEO. Confira! 

Pense no contexto da imagem 

Primeiro, é importante entender que a regra de ouro do buscador também se aplica para o Google Imagem: a experiência do usuário é prioridade. Isso significa que o primeiro passo é escolher imagens que atendam bem as expectativas do leitor, mostrando imagens fortemente relacionadas com o conteúdo do texto

Saber onde colocar a imagem no texto também é importante. Insira a mesma no lugar em que ela mais consiga se conectar com o conteúdo, por representar visualmente muito bem o texto. 

Modifique o nome do arquivo da imagem 

Sabe quando você baixa uma imagem e a salva em seu computador? O que a maioria faz é salvar a imagem com qualquer nome, mas é importante se atentar para esse detalhe também. Colocar uma palavra-chave no nome da imagem, principalmente se tiver relação contextual com o que é retratado por ela, vai te colocar à frente nos resultados de busca

Adicione uma legenda 

Mesmo que possa soar redundante, colocar uma legenda em sua imagem ajuda o Google a identificar melhor (e mais rápido) do que ela se trata. Elas também são uma grande oportunidade para você conquistar o leitor e guiá-lo para a leitura do resto do conteúdo

O ideal é que a legenda contenha a sua palavra-chave e seja bem escrita, dando informações extras para o público. 

Altere o "Alt text"

O Alt Text é muito parecido com a legenda, com uma diferença: ela é focada na leitura do próprio Google Imagens e ajuda o buscador a contextualizar (ainda mais) a imagem e palavra-chave inserida nela com o conteúdo do artigo. 

Além disso, ainda que o Alt Text fique invisível para o usuário na maior parte do tempo (salvo algumas situações), é importante escrever um Alt focado em pessoas. Ou seja, nada de encher de palavras-chave misturadas, sem nexo. Crie uma frase com sentido inserindo sua palavra-chave principal.

Verifique as dimensões da imagem 

O Google Imagens prioriza imagens com uma proporção determinada em 4:3 ou ainda 16:9, e inserir em seu conteúdo fotos com essas dimensões já dá uma grande vantagem.

Evite textos dentro da imagem 

Se você trabalha com Marketing Digital há algum tempo, já deve saber que tanto as redes sociais, quanto o próprio Google Imagens, possuem uma grande dificuldade em identificar e compreender os textos em imagens. O texto, então, não ajuda em nada na hora de otimizar sua foto para o Google Imagens, e pode até prejudicar seu desempenho no buscador. 

Use o formato de imagem certo

Imagens com grande resolução são um problema. Apesar de entregar uma melhor qualidade visual, elas são pesadas e fazem seu site carregar muito mais lentamente, o que pode prejudicar seu desempenho no rank do Google

O ideal, então, é usar plugins e programas feitos especificamente para reduzir o tamanho da imagem. O segredo desses programas é que eles diminuem o peso de qualquer foto sem, no entanto, afetar tanto a qualidade da imagem. 

E então, está pronto para otimizar as fotos do seu blog para o Google Imagens? Se você gostou do conteúdo e quer descobrir todos os segredos para uma estratégia de SEO eficiente, confira os outros posts de nosso blog.

Autor

Naiane Ramos

Sou uma redatora apaixonada por marketing de conteúdo, livros e tudo de bom que a internet tem a oferecer.

Linkedincontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak