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‍SEO: Seu principal aliado para conquistar tráfego qualificado

2/5/2019

‍SEO: Seu principal aliado para conquistar tráfego qualificado

SEO, ou Search Engine Optimization, ou Otimização para buscadores, trata-se de um recurso que visa aumentar a visibilidade do seu site nos buscadores.

Você sabia que o SEO é seu principal aliado para conquistar tráfego qualificado?

Queremos que após a leitura desse conteúdo você consiga enxergar o SEO para de um recurso que quando aplicado gera melhor rankeamento ao seu site, pois ele garante resultados muito mais eficientes, como o tráfego qualificado.

Existem inúmeras formas de atrair tráfego qualificado para o site. Podemos utilizar mídias convencionais como jornais, TV, rádio e outras que são formas válidas, porém que demandam investimentos muito maiores, com custos altos. Em outro sentido, a própria Internet possui inúmeras maneiras de divulgar seus serviços e/ou produtos, como o caso dos anúncios pagos, mas existem formas até gratuitas ou com baixo custo.

Vamos mostrar para você porque o SEO é um importante aliado para gerar tráfego qualificado ao seu site!

Vamos lá!

tráfego qualificado com seo
Leia mais sobre Análise de SEO: Descubra como fugir das punições do Google

Porque utilizar SEO para gerar tráfego qualificado

Podemos dizer que os buscadores, como o Google, estão entre as principais formas de divulgar lojas virtuais, e mais que isso, arrisco dizer que funcionam como índices da Internet.

Nos buscadores estão cadastrados os endereços de milhões de sites, e podemos até utilizar uma analogia de que agem como páginas amarelas, que é algo muito antigo, mas provavelmente você se lembra, que era o local onde ficavam armazenadas diversas informações, como endereços e telefones de estabelecimentos comerciais e afins.

Seguindo à analogia, diferente da lista telefônica, aquele blocão grosso de páginas amarelas, os buscadores (sites de busca) não estão em ordem fixa e determinada. Neles, basta digitar uma palavra relacionada com a informação ou produto que estamos procurando que é mostrado uma relação de sites que contém aquela palavra.

É muito mais fácil.

Isso os torna muito atraentes como ferramentas de divulgação e atração do tráfego qualificado, que é tão desejado e necessário para o sucesso de uma loja virtual, sem contar que é o objetivo principal de TODOS os negócios que estão na internet. Entretanto, nem tudo são flores, existem algumas ressalvas importantes de pontuar.

  • Competitividade: milhares de sites de busca

São muitos, de diversos tipos, idiomas e nichos, genéricos ou especializados, pagos e gratuitos. O que é bom é que somente uma dúzia deles representa mais de 90% do tráfego de pesquisas na Internet. Se você está aqui, saiba que eles que importam, o resto é insignificante.

  • Cair no esquecimento

Às vezes os buscadores podem esquecer de você, o Google, por exemplo, não está tão focado em fazer promoção de empresas. O objetivo do mais conhecido site de busca é por ordem na Internet e facilitar para as pessoas encontrarem o que precisam. São constituídos por gigantescos bancos de dados alimentados por programas, chamados robôs, que navegam pela Internet, cadastrando endereços e checando sua validade (existência).

De tempos em tempos estes robôs checam se as páginas continuam lá. Nesse momento, pode ocorrer do robô não encontrar seu site, e aí ele é retirado do banco de dados de buscas. A forma de evitar esses empecilhos é utilizando o SEO.

Não deixe de ler: Como aparecer no Google: 10 melhores e piores fatores de ranking SEO

Como fazer SEO e gera tráfego qualificado

Quando o SEO é realizado de maneira correta, o desdobramento é um fluxo maior de pessoas em seu site. Lembre-se: tão importante quanto chamar o usuário para o seu blog é garantir que ele esteja interessado no que você tem a oferecer.

O tráfego qualificado é desenhado pelos usuários que já possuem algum conhecimento sobre o que o seu negócio aborda. Diante disso, estão mais próximos de se tornarem clientes.

Com o SEO bem-feito, é possível conquistar exatamente seu público-alvo. Ao aparecer em posições elevadas em resultados de pesquisas específicas, o seu site se torna a resposta para a dúvida do usuário. O SEO é responsável por fazer a ponte entre seu público e seu negócio. Ele ajuda a aumentar a exposição dos conteúdos, ampliando as chances de que eles recebam visitas.

Separamos também para você: SEO marketing - tudo o que você precisa saber

Otimize as URLs para um tráfego qualificado

A URL ou endereço de uma página é um elemento importante tanto para o buscador quanto para o usuário. A URL traz uma ideia do que existe naquela página e antecipa o assunto antes mesmo que a visita seja realizada, garantindo melhor experiência para o visitante.

O indicado é que ela conte com a palavra-chave, que vai ajudar no ranqueamento e na compreensão. Ao mesmo tempo, o ideal é deixá-la o mais curta possível. Para isso, evite palavras e elementos de ligação e tente concentrar o assunto na menor estrutura viável. Você irá criar URLs otimizadas tanto para o usuário quanto para os algoritmos dos mecanismos de busca.

Leia mais sobre Análise de SEO: Descubra como fugir das punições do Google

No tráfego qualificado, elabore as meta descrições de maneira correta

Uma meta descrição trata-se de um pequeno texto que aparece abaixo do título da página nos resultados das buscas, e serve como um resumo do que o usuário encontrará ao clicar naquele link, funciona como um elemento de atração.

Uma vez que esse item defina se alguém visitará ou não o seu site, é importante que ele seja elaborado de maneira correta. Entretanto, não deixe de criar uma chamada criativa e que atue de modo a persuadir. Utilize palavras de impacto de modo a incentivar o usuário a clicar na página.

Outra recomendação importante é que você mantenha o tamanho dentro de parâmetros ideais. O recomendado é que tenha no mínimo 120 caracteres e, no máximo, 156. Desse modo, ficará visível, sem textos cortados de forma abrupta e você irá manter o máximo de resultados.

Escolha as palavras-chave ideais = tráfego qualificado

As palavras-chave estão entre os pontos essenciais de um SEO otimizado. Como são os menores elementos que definem um assunto, elas são utilizadas nas buscas por usuários, e certamente você já fez isso.

Alguém que deseja adquirir uma nova bolsa para usar, por exemplo, provavelmente buscará por “comprar bolsa vermelha”.

Agora vamos pensar em um negócio que oferece um artigo bem ranqueado com a palavra-chave “onde comprar bolsa vermelha”. Possivelmente, ele receberá a atenção de boa parte dos usuários que fazem a pesquisa, logo, irá ganhar visita e muito provável terá sucesso na venda.

Para obter bons resultados, as palavras-chave precisam ser encontrados corretamente, como com ajuda de ferramentas específicas. Em vez de priorizar as muito curtas e genéricas (chamadas de short tail keywords), dê preferência para as conhecidas como cauda longa (long tail keywords).Essas, normalmente, contêm mais de 3 palavras e trazem uma abordagem profunda sobre o tema.

Por outro lado, isso diminua o volume de pesquisas, é uma forma de aumentar o tráfego qualificado e as chances de conversão.

Leia mais: Melhorar o posicionamento na SERP com SEO

Utilize as palavras-chave nos conteúdos publicados e você terá tráfego qualificado

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Preste atenção, não adianta selecionar os assuntos corretamente se eles não forem aproveitados de modo adequado. Para isso, é fundamental usar as palavras-chave nos conteúdos que você publicar — especificamente, as postagens do blog.  

É uma convenção utilizar a palavra-chave selecionada, pelo menos, na introdução, na conclusão e 1 vez durante o conteúdo. Porém, balanceie essa estratégia de acordo com o tamanho do seu conteúdo. Se possível, aplicá-la em um dos intertítulos aumenta a relevância do conteúdo, especialmente se for no 1º.

Cuidado: Utilize a palavra-chave em excesso (o chamado keyword stuffing). Simplesmente acrescentá-la para aumentar a sua densidade é uma prática ruim e que o Google irá penalizar.

Ao invés disso, dê preferência para acrescentar sinônimos e variações relevantes do tema. Como os mecanismos têm se tornado cada vez mais semânticos, a sua produção ganhará relevância e terá destaque.

Retire conteúdos duplicados

Se tratando das penalidades do Google, o plágio é um dos maiores problemas quando se fala em SEO. Se o mecanismo de busca interpretar que um conteúdo é a cópia de outro mais antigo, dará uma punição de não indexação.

O grande desafio é que pode acontecer uma situação de autoplágio. Inúmeros endereços do seu blog podem direcionar para uma mesma página, dando a ideia de que são conteúdos diversos.

Nesse caso, o algoritmo irá entender que são conteúdos que deveriam ser diferentes e irá identificar o conteúdo duplicado. Para evitar a penalização, você deve retirar os conteúdos, o que pode ser feito por meio das tags canônicas.

Utilizar este atributo permite que você aponte para o buscador qual é a página principal a ser indexada. Dessa forma, ele irá desconsiderar as demais, evitando a duplicação e as punições decorrentes. É vantajoso utilizar estratégias como tags nofollow, que vão apontar que o algoritmo não deve seguir um determinado link.

Adaptação mobile no tráfego qualificado

Uma pesquisa recente indica que para 2019, a expectativa é que sejam mais de 5 bilhões de usuários mobile. Quanto aos negócios, em 2015 metade dos usuários de smartphone descobriu uma nova empresa por meio de uma pesquisa via aparelho. Diante dessas informações, o mobile está cada vez mais presente e que ele ajudará, progressivamente, os compradores a encontrarem aquilo que precisam.

Sabendo disso, o Google passou a priorizar os sites que possuem uma versão mobile ou responsiva. Ou seja...seu site precisa de um design capaz de se adaptar a qualquer tela. Mas vá além, como é 108% mais difícil ler um conteúdo estando via mobile, deve-se priorizar a escalabilidade. Frases e parágrafos curtos, espaços em branco e imagens vêm como favorecimento ao fácil acesso à informação.Esses aspectos contribuem para uma experiência de usuário otimizada, levando a um melhor resultado de SEO.

Estratégia de link building + tráfego qualificado

Para determinar se o seu site é responsivo e que atende aos interesses de quem pesquisa, o algoritmo considera inúmeros fatores. Entre eles estão a confiabilidade do conteúdo e o tempo de permanência do visitante no site. Esses pontos destacados são muito favorecidos por uma boa estratégia de link building, ou seja, acrescentar links ao conteúdo.

Ao fazer referências de páginas externas de qualidade e autoridade, o buscador compreende que você está oferecendo informação útil para os usuários. Por outro lado, ao fazer link building internamente de forma adequada, é provável que as pessoas passem mais tempo consumindo outros conteúdos.

Com isso, o algoritmo entende que a sua página tem qualidade e oferece posições melhoradas.

Dica: Para ter melhores resultados, não desconsidere o poder do guest post. Com bons parceiros, é possível aumentar o alcance de público e conseguir links de um domínio com boa reputação.Dessa forma, o algoritmo lê o seu site de uma forma otimizada, o que leva a um melhor resultado de ranqueamento.

Topo do Google + tráfego qualificado ao seu site

Você tem dúvidas sobre isso? Esperamos que não!

Ficar entre os primeiros dos buscadores e possuir tráfego qualificado é muito importante. Seu e-commerce, ou qualquer que seja seu negócio na internet, deve estar entre os primeiros na lista de resposta.

As estatísticas apontam que 65% das pessoas mudam a pesquisa ou o buscador se não encontram a informação que estão procurando na primeira página de respostas, 24% não passa da segunda e 14% da terceira, os outros 2% são insistentes e tentam mais um pouco.

Isso significa que se seu site não está aparecendo entre as três primeiras páginas, ele não existe para os internautas. Invista em SEO para alcançar o topo dos buscadores.

Ferramentas de SEO WebPeak

A Web Peak agrega um conjunto de ferramentas de SEO que vão otimizar seu site de maneira correta, assim como seu tempo.

São mais de 15 ferramentas de SEO em um único lugar para você ter os melhores resultados.

Leia também: Existe vida além do Google? Desvendamos os mecanismos de busca

Espero que com essas dicas agora você saiba como fazer SEO de uma empresa.

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio!

Abraços :)

Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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