Redes Sociais

Você conhece algum Social Media? Sabe o que é? A gente conta!

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família e heavy user de mídias sociais.

O que é social media, social media

“Quanto tempo você gasta na internet mensalmente?” ou “Quantas horas por dia você usa as redes sociais?” são perguntas que geralmente não nos fazemos, mas se pararmos para analisar conforme passa os anos cada vez usamos mais a internet, estamos sempre conectados, recebendo inúmeras informações, seja nas redes sociais ou em outros sites. 

Com esse aumento da presença da tecnologia na vida dos seres humanos, grandes e pequenas empresas já notaram que é preciso garantirem o seu espaço nas mídias digitais, por isso o investimento em estratégias digitais e o relacionamento com seus clientes tem crescido e ganhado grande credibilidade.

Diante desses fatores a profissão social media se fez necessário, sendo nova no mercado nacional e ainda desconhecida por muitos, a profissão tem ganhado destaque e visibilidade na atualidade. 

Nesse post iremos te contar mais sobre a profissão e como ser um social media.

O que é um social media e quais são suas funções?

As mídias sociais são todos os meios em que as marcas se comunicam, interagem com o público e compartilham o seu conteúdo

Para que isso aconteça é necessário ter alguém operando por trás de tudo isso, uma vez em que as plataformas não fazem isso sozinhas. 

Para alimentar essas plataformas, surgiu o profissional chamado social media, tal profissional cria, planeja, posta, interage e faz com que seja alcançado os objetivos da marca.

A profissão é nova no mercado, por isso é normal muitas pessoas não conhecerem o trabalho e até mesmo possuírem idéias errôneas sobre a profissão.

A principal função de um social media é monitorar e gerar conteúdo para as páginas oficias de uma empresa ou marca nas redes sociais.

Um dos principais desafios dessa profissão é estar sempre antenado e conectado a novas tendências, novidades e recursos que aparecem nas redes sociais, por conta da constante mudanças e atualizações das redes sociais, o profissional precisa produzir de forma em que o conteúdo seja relevante, interessante a sua persona, além de gerar engajamento.

Analisar resultados e planejar estratégias também são funções de um social media.

Como me tornar um Social Media?

Se você ama as principais redes sociais, deve estar pensando que essa é a profissão ideal para você não é mesmo? Mas saiba que para exercer a função é necessário muito estudo e empenho para realizá-la com eficiência.   

Os Social Media são formados em algumas faculdades, geralmente Publicidade e Propaganda, Marketing, Letras, Jornalismo ou Relações Públicas, mas independente da formação é necessário investir em recursos e habilidades para dominar tal função. Além de tudo é preciso ser um heavy user, amar e ter acesso em todas as redes sociais importantes, conhecendo funcionalidades avançadas e assim entender como participar de cada rede social, considerando seus diferenciais.

Além desses conhecimentos é necessário criatividade, facilidade com dados e métricas, habilidade e sempre estar se atualizando com muita vontade de aprender o novo.

Um Social Media precisa se comunicar de maneira eficiente e se ajustar com as mudanças e novidades do mercado das mídias sociais.

Para ser um social media como já dissemos, é necessário cursos para se aperfeiçoar e hoje em dia já existem diversos cursos voltado a área, alguns dos cursos mais importantes são: Marketing de conteúdo e digital, Ads das principais redes sociais, Inbound Marketing e Google Analytics

Quais áreas de um Social Media pode atuar?

O que é social media, social media

Assim com as diversas profissões, um Social Media pode atuar em várias áreas. Cada área se destaca algum tipo de habilidade diferentes, algumas das principais ocupações poder ser, conteudista, profissional de monitoramento, gestor de mídias ou planner.

Saiba mais sobre quais as especialidades.

  • Conteúdo: O produtor de conteúdos, seja promocional ou institucional, é aquele que tem a especialidade de colocar em prática todas as estratégias desenvolvidas pelo planner. O trabalho de produtor de conteúdo é de grande importância para se atingir os objetivos. O ideal é que um time cuide desta parte, uma vez em que um ajuda o outro, avaliando os conteúdos também.
  • Planejamento: O profissional Social Media que é responsável pelo planejamento, tem as funções de reconhecer tendências, analisar o mercado, além de desenvolver estratégias específicas para cada mídia social.
  • Liderança: A especialidade liderança, pode ser definida por um gestor ou gerente, sua responsabilidade é verificar as atividades e avaliar o processo de cada social media. Coletando também dados e buscando sempre melhorar os resultados.
  • Monitoramento: O social media voltado a área de monitoramento, mensura, analisa e compila as informações para comprovar eficiência das estratégias para realizar ações eficientes.

Além de todos os conhecimentos necessários para as especialidades acimas, há disponíveis diversas ferramentas e softwares ideias para os social media. As ferramentas possuem diversas funcionalidades, para escolher a melhor opção é preciso entender quais as necessidades da sua marca. 

Uma boa opção para saber qual ferramenta usar para te ajudar a ser um social media, é testar cada uma delas, uma vez em que sua grande maioria oferece essa funcionalidade, é importante analisar o custo benefício e o retorno em que ela pode trazer para a sua marca. Além disso as próprias redes sociais contam com plataformas que lhe auxiliam na função, como Google Ads, Facebook Ads e muito mais.

Como está o mercado para atuação do Social Media?

Após seguir essas dicas, você está pronto para ingressar como um social media. Essa profissão está expandindo cada vez mais, já se encontra em diversas startups e empresas pequenas, sendo mais presente em empresas de grande porte. Algumas empresas já possuem até mesmo um setor interno especializado na profissão, e a boa notícia é que a tendência dessa nova profissão é crescer cada ano mais, com a tecnologia dando grandes passos, a profissão também dará, e as empresas terão que se adequar.

Para ser um social media se mantenha sempre atualizado e trabalhe bem a comunicação com clientes e empresas, estratégias e seguindo as nossas dicas você se tornará um social media de sucesso.

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