Notícias

“Holistic growth”, o marketing focado no crescimento holístico da empresa

Margot, um bot WebPeak

Margot, um bot WebPeak

Robôs não são seres de outro mundo, robôs não querem tomar o trabalho de nenhum humano, robôs são amigos da sociedade. Robôs tem sentimento.

Programa Inova 360
Programa Inova 360 Programa Inova 360

Por Zup IT

Em 2010, Sean Ellis em seu artigo “Find a Growth Hacker for your Startup” deu origem ao termo “Growth Hacking” que, segundo ele, pode ser definido como marketing orientado a experimentos. Na verdade, é um método bastante utilizado pelas startups para aplicar crescimento de forma rápida e massiva a um negócio.

A ideia principal do tema é testar tudo antes de fazer o negócio ganhar escala, ou seja, crescer, sendo que os testes mal sucedidos geram aprendizados, que, no fim das contas, tornam-se uma metodologia de trabalho, na qual toda empresa está focada em testar e documentar tudo. Dessa forma, geramos um aprendizado constante.

Dentro e fora do Brasil, as palavras “Hacker” e “Hacking” carregam certo apelo de algo proibido. Desde que o termo foi criado, vários exemplos foram vinculados como estratégias relacionadas ao tema, como os cases do AirBnB, Dropbox (empresa que o próprio Sean Ellis trabalhou como Head de Growth), Hotmail e PayPal. Todos esses exemplos tiveram crescimento exponencial, por outro lado, foi-se criando uma ideia no mercado de que as empresas precisam apenas de um “hack” (termo usado para definir técnica de crescimento) para crescer de forma rápida e viralizarem.

Programa Inova 360
Programa Inova 360

A ideia de “holistic growth” vem para mudar os conceitos errados atribuídos à palavra “growth hacking”. Esse novo termo mostra a ideia de aplicar growth em todos departamentos e não se limitar apenas ao marketing – é desenvolver uma visão holística da empresa. O termo também busca ampliar a discussão de testes e experimentos, utilizando o método científico como DNA da empresa, de forma que todos os colaboradores estejam imersos nessa metodologia e que ela seja aplicada nas equipes de RH, Vendas, Suporte, Produto e Operação.

Sendo assim, o objetivo é que os experimentos se tornem contínuos na empresa e que as pessoas envolvidas não encarem isso como pontual ou que pensem que vão encontrar um hack matador e simplesmente “destravar” um crescimento exponencial.

A Zup IT (https://www.zup.com.br/) desenvolve produtos digitais disruptivos que impactam a vida de milhares de usuários e acredita em ambientes ágeis, auto gerenciáveis e flexíveis

Últimas Notícias WebPeak

22 Maio 2021 - Unconfirmed Google Update

Leia mais  →

15 Maio 2021 - Unconfirmed Google Update

Leia mais  →

07 Maio 2021 - Unconfirmed Google Update

Leia mais  →

23 Abril 2021 - Unconfirmed Google Update

Leia mais  →