“Holistic growth”, o marketing focado no crescimento holístico da empresa

25/7/2019
https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/programa-inova-360/holistic-growth-o-marketing-focado-no-crescimento-holistico-da-empresa-25072019

“Holistic growth”, o marketing focado no crescimento holístico da empresa

Programa Inova 360
Programa Inova 360 Programa Inova 360

Por Zup IT

Em 2010, Sean Ellis em seu artigo “Find a Growth Hacker for your Startup” deu origem ao termo “Growth Hacking” que, segundo ele, pode ser definido como marketing orientado a experimentos. Na verdade, é um método bastante utilizado pelas startups para aplicar crescimento de forma rápida e massiva a um negócio.

A ideia principal do tema é testar tudo antes de fazer o negócio ganhar escala, ou seja, crescer, sendo que os testes mal sucedidos geram aprendizados, que, no fim das contas, tornam-se uma metodologia de trabalho, na qual toda empresa está focada em testar e documentar tudo. Dessa forma, geramos um aprendizado constante.

Dentro e fora do Brasil, as palavras “Hacker” e “Hacking” carregam certo apelo de algo proibido. Desde que o termo foi criado, vários exemplos foram vinculados como estratégias relacionadas ao tema, como os cases do AirBnB, Dropbox (empresa que o próprio Sean Ellis trabalhou como Head de Growth), Hotmail e PayPal. Todos esses exemplos tiveram crescimento exponencial, por outro lado, foi-se criando uma ideia no mercado de que as empresas precisam apenas de um “hack” (termo usado para definir técnica de crescimento) para crescer de forma rápida e viralizarem.

Programa Inova 360
Programa Inova 360

A ideia de “holistic growth” vem para mudar os conceitos errados atribuídos à palavra “growth hacking”. Esse novo termo mostra a ideia de aplicar growth em todos departamentos e não se limitar apenas ao marketing – é desenvolver uma visão holística da empresa. O termo também busca ampliar a discussão de testes e experimentos, utilizando o método científico como DNA da empresa, de forma que todos os colaboradores estejam imersos nessa metodologia e que ela seja aplicada nas equipes de RH, Vendas, Suporte, Produto e Operação.

Sendo assim, o objetivo é que os experimentos se tornem contínuos na empresa e que as pessoas envolvidas não encarem isso como pontual ou que pensem que vão encontrar um hack matador e simplesmente “destravar” um crescimento exponencial.

A Zup IT (https://www.zup.com.br/) desenvolve produtos digitais disruptivos que impactam a vida de milhares de usuários e acredita em ambientes ágeis, auto gerenciáveis e flexíveis

Autor

Bot WebPeak

Robôs não são seres de outro mundo, robôs não querem tomar o trabalho de nenhum humano, robôs são amigos da sociedade. Robôs tem sentimentos

contato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak