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Como a inteligência artificial está transformando o marketing B2B

14/1/2019

Como a inteligência artificial está transformando o marketing B2B

Olá, galera!

A inteligência artificial é uma das ferramentas mais importantes para quem trabalha com tecnologia.

Por ser capaz de simplificar enormemente o processo de coleta e análise de dados, canalizando informações por meio de algoritmos, ela se tornou uma grande aliada dos profissionais da área.

Afinal, fazer isso com exatidão e precisão exige muito tempo, além de ser caro e complexo - para não mencionar essencial. Em outras palavras, o AI coleta dados estáticos e os torna dinâmicos, adicionando variáveis comportamentais, contextuais e em tempo real.

Descubra no artigo de hoje como a inteligência artificial está transformando o marketing B2B!

Marketing B2B e Inteligência Artificial para gerar leads melhores

Para ser bem-sucedido no marketing B2B, é fundamental atender às necessidades dos clientes com excelência. Mais do que oferecer atendimento personalizado, o que importa para essas empresas é obter dados realmente úteis sobre seu público-alvo.

Porém, obter, revisar e classificar esses indivíduos, antes mesmo de segmentá-los como leads em potencial, exige muito tempo dos profissionais de marketing.

Embora seja possível obtê-los por meio de outras estratégias, há momentos em que é difícil entender a natureza dos gastos e dos interesses dos leads.

Se não forem corrigidas a tempo, essas brechas podem afetar negativamente as campanhas de marketing das empresas e provavelmente trarão pouco ou nenhum retorno sobre o investimento.

A inteligência artificial pode ser uma grande aliada nesse processo, já que ela consegue facilmente capturar um conjunto maior de dados de várias plataformas. Sites, mídias sociais, bancos de dados…

Uma vez que ativamente integrada em um processo de vendas, a inteligência artificial pode ajudar a aumentar tanto a quantidade quanto a qualidade dos leads gerados, além de reduzir as horas investidas em tarefas mundanas e repetitivas.

Isso permitirá que sua equipe se concentre em atividades mais produtivas e/ou que exigem maior atenção.

Marketing B2B e Inteligência Artificial: Reduzir custos operacionais 

inteligencial artificial está transformando o marketing b2b

Ao longo da história, diversos postos de trabalho foram substituídos por máquinas em decorrência do desenvolvimento tecnológico.  Charles Chaplin de Tempos Modernos que o diga, não é mesmo?

Salvaguardadas as questões políticas e econômicas de cada período, a inteligência artificial não é muito diferente.

Ela é capaz de substituir a força de trabalho humana, reduzindo os custos operacionais e o tempo investido no treinamento dos candidatos.

Embora isso sugira uma diminuição significativa nas oportunidades de trabalho para pessoas menos qualificadas, dificilmente a IA substituirá completamente o ser humano.

Leia também - Como fazer migração de lojas virtuais e e-commerce

Torne o time de vendas mais eficiente com inteligência artificial e marketing b2b

Todos os dias, o time de vendas gasta muito tempo em tarefas monótonas tentando encontrar potenciais clientes para a sua empresa. Isso inclui responder e-mails, criar listas de nutrição e o famoso cold-calling.

Estudos sugerem que 80% do tempo dos representantes de vendas é gasto em e-mails e telefonemas para nutrir e qualificar leads com atividades repetitivas. Isso lhes deixa com apenas 20% do tempo para realmente fechar negócios.

Com a inteligência artificial, você consegue direcionar os esforços do pessoal de vendas à preservação das relações comerciais com os clientes existentes. Tudo isso de uma maneira simples e eficaz.

É possível integrar soluções de IA em bancos de dados CRM e outros aplicativos B2B, facilmente automatizando tarefas corriqueiras e levando as suas ideias a novos patamares.

Também ajudará a identificar contas novas e existentes com base em atributos predefinidos, dando acesso a um grande número de oportunidades.

Como a inteligência artificial funciona baseada mais em dados e menos em intuição, ela ajuda os vendedores a fazerem escolhas mais precisas na prospecção, o que levará a melhores resultados e conversões.

Leia também: Plano de ação para vender mais em 2019

Promova atendimento personalizado usando inteligência artificial e marketing b2b

como a inteligencia artificial está transformando o marketing b2b

Hoje em dia, os profissionais de marketing dependem quase exclusivamente de ferramentas de CRM que interpretam dados demográficos para criar uma experiência personalizada.

Trazer a inteligência artificial a bordo promove outro nível de personalização, que só pode ser alcançado com os recursos em tempo real do machine learning.

O que isso quer dizer? Significa que a inteligência artificial ajuda a impulsionar a capacidade de uma marca de oferecer experiências de compra rápidas e sob medida.

Por meio dela, você pode enviar mensagens altamente personalizadas aos clientes em potencial, além de antecipar os desejos e as necessidades deles.

Como a maioria dos consumidores tende a evitar e-mails e mensagens de spam, o marketing orientado por inteligência artificial elimina completamente esse problema.

Ao personalizar os produtos e serviços oferecidos de acordo com os interesses do cliente, as marcas poderão receber respostas mais favoráveis ​​às suas campanhas de marketing digital.

A inteligência artificial funciona melhor do que os métodos tradicionais de marketing porque é capaz de coletar dados históricos e analisar o momento correto de enviar o conteúdo adequado.

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Voice commerce, inteligência artificial e marketing b2b: oferecendo experiências de compra mais amplas

Em vez das pesquisas habituais de texto ou imagem, a inteligência artificial trouxe uma nova e vasta gama de experiências de compra por meio de seus dispositivos.

Isso aumentou as expectativas dos consumidores em relação às suas marcas preferidas. Felizmente, com a ajuda da inteligência artificial o marketing B2B pode aprender sobre as preferências e os hábitos de compras de seus clientes.

Novamente, a personalização é a chave para se diferenciar dos seus concorrentes e aumentar suas vendas.

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Use a inteligência artificial e o marketing b2b para se manter no topo dos resultados

A maioria das estratégias de marketing exige muito tempo: identificar palavras-chave, criar backlinks, analisar tendências de mercado e gerar insights de concorrentes.

A inteligência artificial pode otimizar esses processos e interpretar os padrões de dados de maneira mais eficiente em comparação com os humanos.  - fornecendo informações de alta qualidade, livres de qualquer interrupção.

No entanto, criar conteúdo relevante ainda é algo que a inteligência artificial não é capaz de executar com excelência. Mas é justo dizer que podemos esperar aprimoramentos nesse sentido para os próximos anos.

A inteligência artificial tem um enorme potencial para expandir os limites do que significa entender nossos clientes. Com essa visão diferenciada, os profissionais de marketing B2B poderão desenvolver estratégias de marketing mais inteligentes, intuitivas e eficientes.

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Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

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