NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Como definir metas: comece hoje!

8/8/2019

Como definir metas: comece hoje!

Muitas pessoas nos procuram em busca de respostas sobre como definir metas de uma empresa. Para começar, é importante compreender que metas são tarefas específicas que compõem os objetivos e nos permitem alcançá-los, certamente com paciência, um passo por vez, seja na vida pessoal ou profissional. 

Ao traçar metas que são realistas, ou seja, alcançáveis e com prazos, você consegue tornar o caminho mais curto até a realização dos seus sonhos. Todas as conquistas começam com um grande objetivo e metas bem traçadas.

Diante disso, esta é a função das metas: direcionar as rotas para então alcançar suas realizações. O empecilho está no ponto de que nós não somos ensinados a planejar nossas vidas e carreiras desse modo. Logo, temos sonhos, desejos e aspirações de sobra, porém, a maioria nunca sai do papel, há casos em que não sem nem registrados. 

Quando conseguimos definir metas, pode ocorrer de se esbarrar na dificuldade em segui-las por falta de disciplina, tempo e motivação. Ou, por outro lado, pior: definimos metas impossíveis e que nos paralisam ainda mais.

Mas calma, essas (péssimas situações) são exemplos para que você continue lendo este conteúdo! Aqui vamos explorar como definir metas para você não se esbarrar em erros. 

Leia também: Quais as vantagens e segredos do chatbot? 

Método SMART para definir metas

Como definir metas: comece hoje!

Este método, SMART tem como foco a criação de metas inteligentes, que são capazes de manter seu nível de motivação para atingir seus objetivos.

Essa ideia faz parte da teoria da fixação de objetivos, que foi proposta pelo psicólogo Edwin Locke e pelo consultor organizacional Gary Latham em 1981. No livro Goal setting: a motivational technique that works (Prentice-Hall, 1984) especialistas apresentam a meta SMART. 

Como ela funciona? 

O objetivo tratava de facilitar o sucesso a partir de metas alcançáveis e reais, que têm como foco um fator motivacional para um trabalho mais eficiente.

O acrônimo SMART indica as características dessas metas, sendo elas: 

  • Specifics (Específicas): metas práticas e específicas que vão direcionar claramente as ações;
  • Measurable (Mensuráveis): metas com parâmetros que são tangíveis e indicadores que permitem sua mensuração;
  • Attainable (Alcançáveis): metas realistas e possíveis de serem atingidas nas condições atuais;
  • Relevant (Relevantes): metas que são relevantes para o contexto do negócio ou situação, com grande potencial de gerar resultados positivos
  • Timed (Temporizáveis): metas que possuem prazos definidos, para que as tarefas sejam cumpridas de modo sucessivo.

O método parte do princípio de que as metas difíceis podem desestimular e estressar as pessoas e, diante disso, é interessante traçar suas metas a partir dos atributos SMART, que tornam o plano de ação mais eficiente e eficaz.

Entenda Como definir metas 

Metas nada mais são do que tarefas específicas que devem ser cumpridas em um determinado prazo, como parte de um objetivo maior. Representam um ponto a ser atingido e normalmente são quantificáveis, além de incluir ações bem definidas para sua realização.

Caso fizéssemos uma pesquisa acerca do assunto, posso até apostar que a maioria esmagadora das pessoas não conseguiria diferenciar metas de objetivos.

Porém não é difícil entender: os objetivos são propósitos mais amplos na vida, enquanto as metas são pequenas missões que vão garantir alcançá-los.

Para o marketing digital, o objetivo costuma descrever os sonhos e aspirações de forma abrangente. Por outro lado, as metas são os meios utilizados para chegar a esses objetivos. 

Para ficar mais claro, pensei que é como se você quebrasse o objetivo em porções pequenas, que são mais rápidas e fáceis de atingir e auxiliam ao avanço contínuo no plano.

Dessa forma, as chances de sucesso se multiplicam, afinal, você se mantém motivado com as pequenas vitórias no caminho. Esta é o que podemos dizer ser a lógica central do planejamento estratégico, e começa com a definição dos objetivos e metas para guiar sua execução.

Para definir metas, é necessário partir de um objetivo. Supomos que seu objetivo seja alcançar a independência financeira realizando home office, ou seja, trabalhando em casa.

Nesse caso, você pode começar traçando as metas de longo prazo para que isso aconteça, exemplo desta situação poderia ser:

  • Ter um blog bem sucedido na área de marketing digital até dezembro de 2021;
  • Oferecer um serviço associado de grande valor quando o blog atingir 200 mil visitantes;
  • Ter o blog na primeira página dos resultados de pesquisa do Google.
Neste último exemplo, a WebPeak vai te ajudar. Leia agora: WebPeak: conjunto das melhores ferramentas de SEO 

Não se esqueça das regras SMART: específicas, fáceis de mensurar, realistas, relevantes e com prazos bem definidos.

Após esse momento, você pode continuar desmembrando as metas para médio e curto prazo, até chegar às tarefas imediatas. Vamos a mais um exemplo: 

  • Concluir o planejamento de palavras-chave e conteúdo até 28 de agosto;
  • Atualizar o layout do blog até 15 de agosto;
  • Criar 5 e-books para gerar leads até 15 de setembro;
  • Criar a proposta de valor do seu serviço até 30 de setembro.

Percebe como as metas vão se transformando em tarefas cada vez mais próximas?

É assim que você deve mapear seu planejamento pessoal e profissional: com metas de curto, médio e longo prazo que levam aos grandes objetivos.

Não deixe de ler: Geração de leads: o que é e como funciona

#1 Defina suas Metas com: Foco

Uma grande vantagem das metas é que funcionam como miras de alta precisão para direcionar seu foco ao alvo correto. Um objetivo por si só soa muito vago para nossa mente, entretanto as metas já contêm as rotas e ações para nos levar no lugar que queremos.

Sem esse recurso, tendemos a ficar dispersos e perder tempo e energia com tarefas que não são necessárias. Ao traçar metas, você irá se manter no caminho que planejou sem desviar dos seus objetivos.

#2 Defina suas Metas com: Disciplina

Como definir metas: comece hoje!

A capacidade de ordenar, regular e direcionar suas próprias atitudes e escolhas é fundamental para a realização de meta, objetivo e propósito na vida, qualquer que seja ela. 

Muito mais do que um comportamento metódico, ter disciplina é sua força para vencer seus próprios desafios e ajustar sua conduta aos seus objetivos. Inúmeras vezes, nós compreendemos naturalmente a atitudes de autossabotagem, seja pelos cansaços, desânimos ou faltas de perspectiva.

A disciplina entra nesse momento para colocar tudo em ordem, como o impulso que vai manter você fiel às metas que traçou.

#3 Defina suas Metas com: Dedicação

Se tem algo que você deve sabe é que investir nas suas metas de vida é a maior prova de dedicação a si mesmo e ao seu futuro. Sabemos muito bem que não há conquistas sem trabalho duro. Diante disso, tenha em mente que cada meta exigirá tempo, esforço e energia da sua parte.

#4 Defina suas Metas com: Confiança

Ter autoconfiança também possui um papel essencial na motivação para seguir suas metas até o fim. A confiança em si mesmo significa acreditar que você merece cada conquista e que também possui plena capacidade de lutar pelos seus sonhos. Dessa forma, quando for criar uma meta, saiba que você é capaz de atingi-la e pense somente no alcance do seu sucesso.

Leia mais: Investir em redes sociais? Esse é o momento!

#5 Defina suas Metas com: Acompanhamento

Não deixe de acompanhar o progresso de cada meta, pois esse momento é essencial para ter resultados satisfatórios.

Acima falamos sobre o método SMART, não se esqueceu, certo?

São esses indicadores que vão definir o quanto você avançou na meta e irão permitir um monitoramento mais eficiente.

Mudar sem medo

Em diversas situações, uma das maiores dificuldades em cumprir metas está no medo de mudanças, algo típico do ser humano.Porém,nós resistimos ao novo e não queremos abandonar a tão querida ‘’zona de conforto’’, porém isso será fundamental para alcançar qualquer objetivo.

Para então lidar com esse receio, você precisa aceitar que todo plano envolve riscos.

Caso você se convença (e deve fazer isso, aconselhamos) de seguir o SMART de forma correta, suas metas terão uma boa probabilidade de sucesso (alcançáveis e relevantes). Logo, não há o que temer, afinal, mesmo um fracasso em uma meta não irá significar a desistência do objetivo, basta ajustar de modo ligeiro seu plano.

Motive-se

Como definir metas: comece hoje!

Aqui está um fato importante: a automotivação é o segredo das pessoas mais bem-sucedidas, aquelas que não dependem de ninguém para continuar com seus objetivos com garra e empenho.

As metas foram inventadas justamente para auxiliar você nesse processo, mostrando que é possível alcançar grandes realizações com pequenos passos.

Leia mais: A gente criou um tutorial para você criar uma persona ainda hoje!

As metas tratam-se do roteiro prático para alcançar os objetivos, responsáveis por guiar você na direção correta. Sem elas, você se vê diante de um objetivo enorme e não sabe nem por onde começar o trabalho. Aqui está um conteúdo completo sobre como definir metas. 

Espero ter te ajudado! Continue nos acompanhando :) 

Até a próxima! 

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak