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Dicas exclusivas de SEO para ecommerce de sucesso

6/2/2018

Dicas exclusivas de SEO para ecommerce de sucesso

O SEO com certeza ainda está nos principais meios de resultado no comércio online. Mesmo depois de especulações de que o famoso SEO (Search Engine Optimization) não seria mais tão importante, ele ressurgiu como uma estratégia forte para o mercado digital.

No SEO para e-commerce as estratégias não são diferentes, na verdade é essencial ter a otimização para que a loja virtual possa sobreviver no meio das disputas acirradas da concorrência.

O principal fator para que o SEO se tornasse tão importante para o e-commerce foi o CAC (Custo de Aquisição de Clientes). O CAC nada mais é do que um indicador de performance, ele mostra quanto dinheiro a empresa investiu para conquistar cada cliente, isso ajuda o empreendedor a compreender os reais investimentos e se estão sendo feitos de forma correta. Por conta disto o SEO para e-commerce cresceu consideravelmente nos últimos anos, ainda mais pelo encarecimento de mídia digital.

Na busca por clientes o Inbound Marketing tem sido a estratégia mais utilizada para acelerar o posicionamento nos indexadores, e para isso é necessário criar conteúdos de qualidade otimizados. E claro que estes conteúdos não valem apenas para blogs, cada dia mais lojas virtuais tem investido em conteúdos de qualidades, tudo estruturado na hora de lançar as estratégias de SEO para e-commerce.

Leia também: Os 10 mandamentos do marketing de conteúdo

Para sua loja virtual alcançar o sucesso, temos algumas dicas muito importantes de SEO para e-commerce para você aplicar no seu negócio online e melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca.

1 - Invista em otimização para mobile e-commerce

O uso de smartphones tem crescido consideravelmente nos últimos anos, operações mais ousadas tem sido feitas através do mobile de forma mais segura e prática, transações bancárias e compras online tem sido cada vez mais comum.

Conforme os dados adquiridos pela Globlal Web Index, cerca de 87% dos usuários de internet possuem aparelhos móveis. Se considerarmos este número de forma geral, é como se o mobile se igualasse à qualquer desktop.

Como se não bastasse a influência de aparelhos móveis está sendo tão grande que até mesmo o Google está priorizando os sites mobile-friendly. Ou seja, se o seu e-commerce estiver otimizado, melhor as suas chances de rankeamento.

Pensando nisso, faça parcerias com empresas que ofereçam uma plataforma adaptada para sites responsivos, assim terá uma loja virtual integrada e totalmente otimizada para mobile.

Caso queira saber mais a respeito do mundo mobile temos o seguinte post para você: A importância do Web Mobile para E-commerce

2 - Faça uso de sitemaps no seu e-commerce

O sitemap, ou se preferir mapa do site, é um arquivo XML que agrupa todas as URLs das suas páginas. Este arquivo mostra ao robô buscador todas as páginas que você gostaria que fossem acessíveis nas buscas. Na verdade o sitemap é responsável pela indexação do seu site.

O arquivo em XML pode ser criado das seguintes maneiras:

  • Manualmente
  • Por meio de aplicativos
  • Ferramentas online

Quando este arquivo for concluído ele deve ser inserido no diretório principal do site. Logo após o processo o Google vai precisar saber a localização e o nome do arquivo. Existe uma forma mais prática de realizar esta fase utilizando o Google Webmaster Tools. O sitemap é uma técnica favorável de SEO para e-commerce e vale ser aplicada.

Vale lembrar que é necessário saber as páginas que não deverão ser indexadas. Se tiver interesse neste assunto temos um post especial para você: Robots txt Xtech Commerce

3 - Melhore suas metas descrições

As metas descrições são um fator muito importante na hora da navegação, através delas é que o usuário decidirá clicar, ou não no seu link. Meta descriptions são os pequenos blocos de textos que ficam abaixo do título principal nos resultados de busca.

Geralmente essas descrições devem conter até 160 caracteres, que resumem basicamente o conteúdo que você tem a oferecer. A meta descrição pode não ter influência na indexação da sua página, porém é um fator predominante para atrair tráfego para o site.

Para ter uma boa meta descriptions você precisará ter em mente as seguintes questões:

  • deve conter de 135 a 160 caracteres;
  • escrever em voz ativa, usando também o imperativo;
  • incluir uma chamada para ação (CTA), se possível;
  • focar no conteúdo bem estruturado e objetivo;
  • jamais se esquecer das palavras-chave;
  • deve ser única.

Utilize informações relevantes, apresente em poucas palavras o que você tem de melhor e com certeza receberá vários visitantes.

Leia também: Maneiras para sua loja aparecer na primeira página do Google investindo em SEO

4 -  Atenção para as URLs do seu site

Um outra opção do SEO para e-commerce são as URLs, nesta questão também se deve muito cuidado, afinal, é uma das partes mais importantes e fixas do seu site. Conseguir manter estes endereços eletrônicos atrativos e relevantes pode ser a garantia de um bom rankeamento nos mecanismos de busca.

A URL das páginas para web devem ser curtas, objetivas e chamativas. Para separar as palavras o uso do hífen é o mais indicado. Também é bom evitar espaços, sublinhados ou qualquer outro caractere que façam o trabalho de separação de palavras. Vale lembrar que também o uso excessivo de hífens pode ser mal visto pelo buscador, então é bom usá-lo com moderação, quanto mais curta sua URL menos caracteres terá de utilizar.

5 - Tenha boas descrições de produtos

É muito comum vermos nas lojas virtuais informações repetidas, que geralmente vem do fabricante do produto, mas isso pode ser muito ruim para a otimização do seu site.

O Google leva em consideração boas descrições, as especificações do produto devem ser muito bem elaboradas para chamar não só atenção do Google, como também dos seus clientes.

Umas das formas indicadas para que essa estratégia seja realizada com sucesso é contratando um profissional copywriter com experiência em SEO.

Não deixe de ler: SEO para E-commerce - Otimização para Lojas Virtuais

Estas são as dicas exclusivas de SEO para e-commerce para você aplicar na sua loja virtual e ter muito sucesso. Não deixe de nos acompanhar e assine nossa newsletter para mais novidades.

Até breve!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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