NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Otimização nas redes sociais: fique por dentro do SMO

8/8/2019

Otimização nas redes sociais: fique por dentro do SMO

Nós falamos constantemente de SEO (Otimização para buscadores), você certamente já está fiel a ele. Agora queremos falar um pouco de SMO – Social Media Optimization, ou como decidimos assuntar neste artigo, de forma sútil, otimização nas redes sociais

A batalha por atenção nos conteúdos e nas redes sociais está cada vez mais acirrada. Diante disso, não basta apenas estar presente nesses canais: é preciso otimizar sua presença.

Essa ideia já vem sendo discutida há algum tempo, porém foi ganhar mesmo popularidade quando o Google lançou o Hummingbird, uma nova versão do algoritmo da empresa.

O Google utiliza esse algoritmo para rankear as páginas de acordo com sua relevância para a pesquisa de cada usuário.

Sabemos muito bem também que um dos fatores mais importantes para que sua página tenha destaque é o link building, links de outros sites para suas páginas. Entretanto, com o lançamento desse novo algoritmo, o Google passou a dar um valor ainda maior para as tão utilizadas redes sociais.

Esse acontecimento não é surpresa para ninguém, mas com isso encontramos a preocupação em torno da otimização nas redes sociais. Afinal, o uso das redes sociais tem crescido cada vez mais e empresas de todos os segmentos encontram benefícios em investir em uma boa estratégia de marketing para contemplar os novos desafios.

O Google, a partir disso, não apenas enxergou este momento, como também adaptou seu mecanismo de busca para considerar o engajamento que suas páginas tem nas redes sociais.O link building ainda é muito importante, sem dúvidas. Mas também é importante o número de curtidas que você tem no Facebook, engajamento no Instagram de sua empresa, o número de retweets no Twitter e o número de compartilhamentos no LinkedIn.

O que isso significa?

Você deve ler este conteúdo com muita atenção para ficar por dentro do SMO e otimizar suas redes sociais de forma assertiva. 

Leia também: Investir em redes sociais? Esse é o momento!

SMO: Conheça as principais estratégias de otimização nas redes sociais

Teste a frequência de postagem para achar o ponto ideal

Otimização nas redes sociais: fique por dentro do SMO

Não é segredo para ninguém que saber a frequência certa de postagem para seus perfis nas redes sociais é fundamental para uma estratégia efetiva.

O excesso de postagens pode cansar sua persona, enquanto que de menos irá fazer com que você entre no esquecimento e quando fazer uma nova postagem não ganhe tanta visibilidade.

Sua frequência de postagem ideal irá depender de quantos posts no geral estão enchendo o feed dos seus seguidores.

Vamos dar um exemplo do Twitter, se a maioria dos seus seguidores só chega a ver em média 20 tweets por hora, isso significa que caso você poste um tweet a cada 15 minutos, seu seguidor irá ver uma postagem sua a cada 5 novos tweets que ele lê.

Isso é muita coisa, certo?

Diante disso, o segredo para achar a frequência correta é conhecer bem o comportamento dos seus seguidores em cada rede social, além disso, deve-se realizar diferentes testes com frequências para achar aquela que melhor serve para você.

Leia mais: A gente criou um tutorial para você criar uma persona ainda hoje

Dica: você pode seguir a seguinte a estratégia.Primeiro, para cada rede que você for testar, programe seus posts com uma frequência que seja pré-determinada, como duas horas, por exemplo.

Como um teste, mantenha essa frequência por uma semana, período no qual você deverá acompanhar de perto suas métricas, como curtidas, nível de engajamento e cliques.

Na outra semana, reduza a sua frequência e siga acompanhando as métricas.Faça isso semana após semana, o limite é que você tenha dados o suficiente para comparar e descobrir qual frequência de postagem potencializou mais seus resultados.

Melhor horário para postar

Pensando em otimização nas redes sociais, esse ponto também não é mais novidade, pois além de ter calculado a frequência de postagem ideal, é essencial que você procure descobrir os melhores dias e horários para postar em cada rede social.

Nos últimos tempos, existem muitos estudos que indicam diferentes dias e horários para postar. Nesse sentido, você deverá fazer da mesma maneira que fez para descobrir sua frequência de postagem ideal e realizar testes!

Para começar, que tal criar uma lista com todos os seus posts antigos, as principais métricas referentes a eles e a data e horário de postagem de cada um? 

Ao avaliar essa lista, você deverá ser capaz de identificar tendências relativas ao momento da postagem.

Vamos a outro exemplo, se você ver que 10 dos seus 20 posts mais curtidos no Facebook foram postados entre 13h e 14h, pimba! Este é um bom indicativo de que esse é o melhor momento para fazer suas postagens.

Separamos para você: Você já sabe como medir o desempenho do seu conteúdo?

Reutilize o seu conteúdo de modo inteligente

Realizar SMO também quer dizer ser inteligente com seu conteúdo nas redes sociais.

O choque brutal de conteúdo nos mostrou que cada vez mais temos que nos dedicar em mais tempo para fazer nosso conteúdo espetacular. O motivo é simples: só com um conteúdo realmente “genial” conseguiríamos ter o mesmo retorno que teríamos com um conteúdo “bom” de um ano atrás.

Vale a pena dedicar horas e horas em fazer um único artigo que brilhe como o sol, isso tem tudo a ver com otimização nas redes redes sociais, ou melhor, otimização de conteúdo para redes sociais, é preciso reutilizar seu conteúdo de maneira inteligente.

Sabe aquele seu artigo para o qual você dedicou muita pesquisa e tempo? Ele deve servir como base para produzir conteúdos em outros formatos.

Desenvolva Inforgráficos, Webinars, SlideShare, além de servir de munição para suas postagens nas redes sociais e, que tal também, um e-book matador que aborde o conteúdo mais a fundo?  Explore diversos recursos! 

Integre as redes sociais com seus outros canais de marketing

Otimização nas redes sociais: fique por dentro do SMO

Não esqueça do seguinte ponto: seus canais de marketing não vivem separados, eles estão todos interligados.

Ao falarmos de redes sociais então, essa ligação é ainda mais importante. Seu blog não é o único canal que pode sair beneficiado de ter botões de compartilhamento nas redes sociais. Ao incorporar essa funcionalidade também aos seus e-mails, você conseguirá aumentar sua taxa de abertura e conversão e, mais que isso, você deixará claro para seus contatos que existem outros lugares na internet onde eles podem se engajar com você.

Que tal desenvolver páginas de agradecimento? Adicione botões e faça a diferença. Crie landing pages sensacionais para captar leads e tornar seu negócio mais íntimo ao seu público.

Foque em ser social

A internet está abrindo seu caminho para cada canto da sociedade. O consumidor de hoje se tornou mais atraído por marcas, personalidades e, mais que isso, por marcas que tenham personalidade!

Este é um dos fatores mais importantes para fazer seu conteúdo se destacar. Adicione mais da personalidade da sua marca no seu conteúdo. Os artigos que o conteúdo é interpretado como uma conversa com a pessoa que está do outro lado, esses possuem resultados muito melhores do que aqueles que o leitor se sente como em uma sala de aula, lendo o material de um livro.

Por outro lado, é fundamental saber escrever no tom correto, de acordo com a persona para quem você está falando e usar pronomes pessoais para aumentar o senso de individualidade e aproximar o leitor do seu conteúdo, garantindo maior relação.

Leia mais: Você conhece os principais sites de busca? Descubra aqui!

Faça um conteúdo compartilhável, único e engajante

A nossa última dica é super básica. Se você quer ser visto primeiro, ser mais lido e respeitado, você deve se preocupar em criar conteúdos que sua persona ame.

Crie elementos visuais: quando você posta um link para um de seus artigos no Facebook, você deve usar uma imagem. Já foi provado que os usuários no Facebook tendem a prender mais a atenção em materiais que sejam visuais do que aqueles que só possuem texto. Diante disso, as imagens que ilustram suas postagens devem ser escolhidas com cuidado.

Utilize imagens relacionadas ao tema de sua postagem, que capturem a atenção do usuário e facilitem o entendimento que ele tem do conteúdo, elas irão garantir mais engajamento para seus posts.

Não deixe de encorajar o compartilhamento, promova todos os seus conteúdos nas plataformas de redes sociais e não se esqueça de encorajar os usuários a eles mesmos promoverem os materiais que gostaram! O engajamento é muito importante para os buscadores. 

Você já deve saber que cada um dos seus conteúdos deve possuir um Call-to-Action (CTA), seja para baixar um e-book, assinar sua newsletter ou mesmo deixar um comentário.

Lembre-se de focar somente em um CTA e não deixar seu leitor confuso com inúmeras chamadas.

Neste conteúdo você entrou em contato com o tema otimização nas redes sociais, tão importante nesses tempos. Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! 

Até a próxima! :) 

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak