NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Tutorial para transformar seu site com o Yoast SEO

3/7/2019

Tutorial para transformar seu site com o Yoast SEO

Se você acredita que trabalhar com estratégias de SEO é difícil, talvez ainda não conheça as ferramentas certas. Todo processo se torna muito prático quando você aposta em ferramentas como o Yoast SEO, que, de fato, transforma completamente seus resultados com estratégias de Marketing Digital

Só quem lida com Marketing Digital há algum tempo sabe que as estratégias de SEO precisam ser constantemente aplicadas em cada blogpost ou página nova criada no site. Isso significa que não adianta você contratar uma pessoa para aplicar o SEO apenas nas páginas principais do site: é preciso um acompanhamento constante. 

E as ferramentas, como o Yoast SEO, podem ajudar até mesmo você, que não tem tanto conhecimento em SEO assim, a aplicar as técnicas necessárias em todas as páginas e blogposts. Quer descobrir como? Nos acompanhe neste artigo e confira o que é essa ferramenta e como instalá-la em seu site agora mesmo! 

O que é o Yoast SEO? 

O Yoast SEO é um dos plugins mais conhecidos do WordPress, e disponibiliza uma série de ferramentas simples que ajudam na otimização de páginas para os buscadores. A vantagem do Yoast é facilitar completamente todo o processo de aplicação das técnicas de SEO, permitindo que até mesmo pessoas com pouco conhecimento nas mesmas apliquem tudo de forma correta. 

Ele está disponível em 2 versões, uma que é completamente gratuita e uma paga. Se você estiver em dúvida sobre qual usar, a recomendação geral é que, se seu site ainda for pequeno e sem grande público, a versão gratuita deve servir bem para você. 

Já no caso de sites com um público maior e com uma estratégia de SEO e de Marketing de Conteúdo mais desenvolvida, a versão paga vai ser crucial. 

Nela, além de ter todas as funcionalidades da versão gratuita, como a análise de uso da palavra-chave e dicas de otimização, você terá acesso também à ferramentas com sugestões de links internos e a possibilidade de trabalhar com várias palavras-chave. 

Se você está ansioso para transformar o Marketing Digital e eficiência da sua estratégia de SEO com o plugin, continue nos acompanhando e descubra tudo o que você precisa fazer para instalá-lo corretamente em seu site!

Como instalar e configurar o Yoast SEO do zero? 

Yoast SEO

Talvez você nunca tenha prestado muita atenção nessa aba, mas existe uma chamada "Plugins" no seu menu do WordPress. É nesse local que você encontrará não só o Yoast SEO para instalar, mas também diversas outras ferramentas que podem ser bem úteis para seu site. 

A maneira mais fácil de encontrar e instalar o plugin é entrando nessa aba, indo na opção "Adicionar Novo" e procurar pelo Yoast SEO. Lembrando que tem uma barra de pesquisa logo no topo da página, então a busca é bem rápida e descomplicada. 

Depois disso, basta clicar em "Instalar Agora" e, pronto: seu site já está equipado com o melhor dos plugins para SEO e você pode começar a configurá-lo. Esse processo também não é nada complicado, mas exige atenção e cuidado na hora de preencher as informações. 

Confira abaixo os passos fundamentais na hora de configurar o Yoast SEO!

Modifique as informações do site 

Seu primeiro passo ao acessar a interface do plugin é configurar as informações gerais do site. Para isso, basta ir na aba "Suas Informações" no próprio plugin e adicionar corretamente o nome do site e também um nome alternativo

Nessa aba, você também deve declarar se o seu site é de uso pessoal ou de uma empresa, e até mesmo pode incluir a logo de seu negócio. Esse processo parece sem importância, mas na verdade é fundamental para dar à ferramenta informações sobre os termos de busca que você utiliza em seus conteúdos. 

Adicione sua ferramenta para Webmaster

Logo ao lado de "Suas Informações", você vai se deparar com a "Ferramentas para Webmasters", que também precisam ser configurados corretamente para dar bons resultados. 

Aqui, é possível colocar os códigos de verificação das principais ferramentas para Webmasters, tais como o Google Search Console, Alexa e Webmaster do Bing. Basta colocar o link da ferramenta que você utiliza, okay? 

E, não se preocupe, conseguir o link de verificação também não é complicado. Basta ir no dashboard da própria ferramenta para Webmaster e procurar pela opção "Verificar esse site". No caso do Google Search Console, que é uma das ferramentas mais utilizadas, você vai encontrar essa opção na aba "Gerenciar Propriedade". 

Aplique a opção de segurança 

Se o seu site ou blog possui mais de um colaborador, uma opção interessante de administrar está na aba de Segurança do Yoast SEO. Habilitando a opção de segurança, as configurações avançadas do seu site, assim como outras abas como os redirects e plugins, só ficam visíveis para você. 

Isso evita que os outros colaboradores do blog acessem ou modifiquem o que não devem.

Configure os Títulos e Metadados

Outra opção importante na hora de configurar o Yoast SEO está na aba "Tipos de Posts" do plugin. Aqui, você pode criar um modelo fixo que será utilizado nos títulos e meta-descrições das páginas. 

A própria ferramenta já mostra alguns modelos para você, e basta escolher aquela que se aplica melhor ao seu caso. 

Nessa aba, você também verá algumas configurações relacionadas ao Meta Robots, e é necessário ter muito cuidado aqui. Quando você escolhe a opção "index", todos os posts serão indexados pelos buscadores, enquanto o "noindex" determina que os posts não aparecerão nas pesquisas. 

Adicione as redes sociais 

yoast seo

Não esqueça, também, de adicionar as redes sociais do seu negócio no Yoast SEO. Esse processo também é muito prático, basta que você encontre a opção "Social", que provavelmente estará dentro da aba "SEO" do plugin. 

Lá, você poderá adicionar todos os links e usuários de seus perfis em redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e até mesmo LinkedIn. Isso é importante porque mostra para os buscadores que essas redes sociais estão associadas ao seu site, o que pode ajudar no rank.

Essas são as informações gerais, e também as mais importantes, na hora de configurar o Yoast SEO. Claro, existem alguns outros detalhes avançados, que você pode ir preenchendo com o tempo e experiência, porém, essas que indicamos certamente são as que mais influenciam na eficiência da ferramenta. 

E então, está pronto para usar o Yoast SEO em seu site? Se você gostou das dicas, aproveite para conferir os outros posts no blog e descobrir muito mais sobre técnicas de SEO e otimização de páginas para os buscadores

Autor

Naiane Ramos

Sou uma redatora apaixonada por marketing de conteúdo, livros e tudo de bom que a internet tem a oferecer.

Linkedincontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak