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Youtube Analytics: 5 métricas para ficar de olho

14/1/2019

Youtube Analytics: 5 métricas para ficar de olho

O YouTube Analytics fornece insights para ajudá-lo a expandir seu canal e maximizar sua receita com informações detalhadas sobre ganhos, engajamento do público-alvo, fontes de tráfego e muito mais.

Conheça 5 métricas que você não pode perder de vista!

Como usar o Youtube Analytics para obter informações sobre seu canal?

O Youtube Analytics inclui filtros que permitem que você classifique seus vídeos por tema, geolocalização e data. Assim, você pode descobrir rapidamente se um vídeo é popular em uma determinada região ou observar o desempenho que ele obteve em um determinado período.

Confira também: Como abrir um canal no Youtube

Entre os tipos de relatórios disponíveis no Youtube Analytics, você encontra:

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Relatório de ganhos

O relatório de ganhos é um dos recursos mais importantes para quem pretende trabalhar com a monetização do Youtube. Ele mostra a receita estimada e o total de visualizações do seu canal, além dos formatos de anúncios que tiveram o maior impacto na geração de renda.

Relatório de retenção de público

Projetado em forma de gráfico, o relatório de retenção de público exibe as visualizações de cada momento do seu vídeo como uma porcentagem do total.

Esse recurso do Youtube Analytics o ajuda a encontrar a combinação certa de elementos, como estilo de vídeo, duração, anúncios etc.

Quando os usuários retrocederem e voltarem a assistir a um determinado momento, ou começarem a visualizar o meio do vídeo, o gráfico se moverá para cima. Passar para frente ou abandonar o vídeo irá fazer com que o gráfico se mova para baixo..

Recomenda-se prestar uma atenção especial nos primeiros 15 segundos de cada vídeo, porque é quando os espectadores estão mais propensos a desistir.

Relatório de engajamento

Os relatórios de engajamento são uma ótima maneira de compreender os interesses do seu público-alvo.

Dentro do painel do Youtube Analytics, você consegue observar o número de inscritos, likes e dislikes, vídeos favoritados, comentários e compartilhamentos.

Entender como os seus espectadores estão recebendo e interagindo com o seu conteúdo pode ajudá-lo a melhorar seu canal.

Veja também: O que você precisa saber sobre SEO para Youtube

Relatórios de fontes de tráfego

Há diversas maneiras pelas quais as pessoas podem encontrar seus vídeos. Use os insights promovidos pelo Youtube Analytics para otimizar seus metadados e concentrar sua estratégia de divulgação.

Todos os relatórios estão disponíveis online na sua conta do Youtube, mas você também pode fazer o download deles se quiser.

Youtube Analytics: 5 métricas para ficar de olho

Você também acredita que o olho do dono engorda o gado? Veja a seguir cinco métricas para não perder de vista no Youtube Analytics.

1. Taxa de cliques de impressões (CTR)

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Essa métrica mede a capacidade do seu vídeo motivar as pessoas a vê-lo depois de serem expostas a ele na página inicial, na seção de recomendações ou na seção de tendências.

Uma alta taxa de cliques significa que seu título é atraente e o tema do seu vídeo ressoa com com usuários no YouTube.

Lembre-se: é normal que o CTR de impressões registre um pico logo após você publicar o vídeo. Isso acontece porque seus inscritos irão vê-lo no topo da página inicial e provavelmente irão clicar nele. É comum que, depois do furor inicial, essa taxa diminua e estabilize.

Você pode gostar de: Convertendo cliques em compradores com landing site

2. Retenção de público

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Também conhecida como retenção de audiência, essa métrica representa a porcentagem de pessoas que assistiram o seu vídeo. Reter e fidelizar clientes deve fazer parte de qualquer plano de marketing, independemente do canal de atuação.

Por exemplo, se você fizer o upload de um vídeo com exatamente 2 minutos e alguém assisti-lo por 30 segundos, você terá uma taxa de retenção de 25%.

Se outra pessoa assiste o mesmo vídeo por um 1 minuto e 30 segundos, a taxa de retenção individual é de 75%. Portanto, o vídeo teria uma taxa média de retenção de 50% no Youtube Analytics.

O YouTube prioriza vídeos com alta retenção de público em seus resultados de busca, porque eles conseguem capturar a atenção dos espectadores. Além disso, essa métrica pode ajudá-lo a tomar uma decisão informada sobre sua estratégia de vídeo futura.

Ao entender o que deu certo na suas campanhas digitais, você consegue levantar melhores pautas e estratégias de engajamento.

Dentro do Youtube Analytics, você tem acesso a dois gráficos de retenção de audiência: a curva de retenção absoluta e a curva de retenção relativa.

A curva de retenção absoluta mostra até que ponto seus vídeos mantêm os espectadores. Já a retenção relativa mostra como um dos seus vídeos mantém os espectadores em comparação com todos os outros vídeos do YouTube de duração semelhante.

3. Engajamento

O engajamento é uma das métricas mais importantes para qualquer canal no youtube.

Além de ajudar a determinar quais formatos e temas funcionam melhor com o seu público-alvo, também ajudam a compreender o que motiva a ação.

Com o Youtube Analytics, você consegue compreender o efeito emocional dos seus vídeos nos espectadores.

Comentários, compartilhamentos e likes fornecem aos profissionais de marketing dados qualitativos valiosos.

4. Fontes de tráfego

Seja na página inicial do Youtube ou nos resultados de pesquisa, entender como os usuários encontram os seus vídeos é fundamental para qualquer canal.

Vale lembrar que mídias sociais, referências externas e sites que incorporam seus vídeos também são fontes de tráfego.

No Youtube Analytics, você consegue saber como os espectadores encontram os seus vídeos e quais fontes de tráfego acumulam mais visualizações e/ou tempo de exibição.

Com esses dados em mãos, você pode otimizar sua estratégia de promoção de vídeo.

Não deixe de ler: Estratégias de Marketing Digital

5. Crescimento do número de inscritos no canal

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As pessoas que se inscrevem em um canal são, geralmente, as mais leais à marca. Esse gesto pode parecer inocente, mas representa um compromisso público com os seus conteúdos e valores.

O que isso significa? Que eles são mais propensos a divulgarem seus vídeos, assisti-los com frequência e aumentar seu tempo de exibição.

Com o Youtube Analytics, você recebe um relatório de quais vídeos, locais e períodos geraram ou perderam inscritos.

Esses dados informam quais assuntos ressoam entre os seus inscritos e onde você pode segmentar para atrair novos usuários.

E, ao priorizar as necessidades de seus inscritos, você cria vídeos que eles desejam, impulsionando suas classificações nos resultados pesquisa.

O Youtube Analytics está constantemente atualizando suas diretrizes e funcionalidades. Para ficar por dentro de todas as novidades, assine a nossa newsletter!

Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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